Profissionais da cultura e das artes fazem vigília em Faro para pedir mais apoios

Esta é uma iniciativa que se vai realizar em vários pontos do país

Um grupo de profissionais da cultura e das artes vai promover uma vigília, esta quinta-feira, 21 de Maio, das 9h00 às 19h00, na rampa do Teatro das Figuras, em Faro. O objetivo é reivindicar «mais apoios, principalmente estatais», numa altura em que os efeitos da Covid-19 se fazem sentir nestes setores.

Esta é uma iniciativa que se vai realizar em vários pontos do país.

A vigília vai acontecer, em Lisboa, em frente à Assembleia da República, e noutros locais como Faro, Funchal, Caldas da Rainha, Setúbal, Almada, Porto, Aveiro, Évora, Vila do Conde, Coimbra e Santa Maria da Feira.

Ao Sul Informação, o ator João de Brito, que é o porta-voz da iniciativa no Algarve, explicou que os profissionais da cultura e das artes estão a ser «afetados pela pandemia da Covid-19 e este é o momento de reivindicarmos mais apoios», até porque o «que já foi divulgado é pouco».

 

 

Segundo os organizadores, numa nota divulgada à comunicação social, «esta é uma ação consciente» e que cumprirá «as normas de segurança devido à pandemia da Covid-19».

«Será, por isso, dividida em turnos de 10 pessoas que se vão revezando, fazendo assim cumprir a regra do distanciamento social», explica.

No Algarve, segundo João de Brito, já há cerca de 25 pessoas inscritas, de profissionais ligados ao teatro, à música, às artes plásticas e até técnicos.

A Vigília Cultura e Artes pretende, assim, dar visibilidade à «luta travada por todos os profissionais da cultura e das artes que ficaram sem qualquer fonte de rendimento ou que, perante as escassas medidas implementadas pelo Estado e Ministério da Cultura, não encontraram apoio suficiente».

A aprovação de um fundo de emergência efetivamente capaz de fazer face à presente situação, o reconhecimento das profissões ligadas à cultura, a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a todos os que nelas trabalham e a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília.

Comentários

pub