Portimão investe mais de meio milhão na prevenção e combate a incêndios

Ações vão desde a criação de faixas de gestão de combustível até ao reforço de meios das equipas que estão na linha da frente

Imagem de arquivo – Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

Portimão  já está a preparar-se para o período crítico de fogos, depois de ter aprovado o plano operacional para incêndios rurais para 2020. Ao todo, serão investidos mais de meio milhão de euros para levar a cabo ações de prevenção e de capacitação do dispositivo municipal de combate a incêndios.

Como é habitual, o plano assenta, desde logo, na limpeza de terrenos, para «redução da acumulação de biomassa, através de uma gestão que ofereça maior resiliência aos incêndios rurais».

Segundo a Câmara de Portimão, está prevista «a execução/manutenção das faixas de gestão de combustível, primárias e secundárias, em especial a que está associada a rede viária florestal, pontos de água e terrenos municipais inseridos no espaço rural, bem como a recuperação de caminhos florestais».

Por outro lado, «manter-se-á, numa modalidade ajustada aos requisitos de segurança da pandemia Covid-19, o programa de sensibilização, incidindo em ações porta-a-porta e acompanhamento de queimas». Estas ações contam com o apoio das associações de estrangeiros (AFPOP e Alliance Française) na relação com as comunidades residentes, bem como de associações de caçadores e da ASPAFLOBAL em representação dos produtores florestais, «reforçando-se o quadro de cooperação com as rádios locais (Alvor FM e Rádio Portimão)».

Outra componente que tem sido fortemente valorizada pela Proteção Civil de Portimão são os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, que a autarquia classifica como «motores da dinâmica de prevenção e autoproteção das populações mais expostas a este risco».

Desta forma, «continuará a ser privilegiada uma relação de proximidade, através dos oficiais de segurança local, com o apoio das Juntas de Freguesia, sendo ainda disseminada diariamente informação relevante para todos os residentes do espaço rural através de SMS».

Portimão foi o primeiro concelho do país a implementar estes programas na totalidade dos aglomerados populacionais rurais, já em 2018.

A Câmara de Portimão anunciou, ainda, a continuidade da aposta nas capacidades de reconhecimento e avaliação da situação, através da sua Brigada para Operações de Rescaldo, uma unidade «pioneira no país», especializada «nas ações de consolidação da extinção, eliminando o risco de reacendimentos».

Este ano, a Câmara reforçou os recursos tecnológicos e as plataformas de apoio à decisão destinados a esta vertente da consolidação do rescaldo, à qual está igualmente afeta uma máquina de rastos.

 

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

Os Bombeiros, por seu lado, «continuam a assumir um papel preponderante enquanto principal força de empenhamento permanente, assegurando na fase mais perigosa três equipas dedicadas, ao longo das 24 horas, no combate a incêndios rurais (12 bombeiros), uma das quais pré posicionada no destacamento sazonal da Senhora do Verde, podendo, porém, em reação ao Estado de Alerta Especial (EAE), reforçar este dispositivo, como vem sendo habitual nas situações de exceção».

Há que contar, ainda, com as forças de segurança e com a equipa de sapadores florestais do Município, que «participa em todas as fases, logo desde a prevenção estrutural, com ações de silvicultura preventiva, passando pela prevenção operacional, nas ações de vigilância sempre que o risco de incêndio e/ou o estado de alerta o exija, bem como no apoio ao combate e no importante processo de rescaldo».

A Câmara de Portimão salientou, ainda, que há, no total, três máquinas de rastos afetas ao dispositivo municipal, uma da autarquia e as outras duas d«e prestadores privados contratados para o efeito, ambas mobilizáveis com elevado grau de prontidão, viabilizando um reforço especializado precoce».

«O plano agiliza ainda um conjunto de 18 medidas operacionais de antecipação, que automaticamente entram em vigor sempre que seja elevado o nível de alerta, desde o aumento da prontidão das forças e serviços que concorrem para esta missão, ao incremento da capacidade de monitorização e acompanhamento em sede do Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil, com especial enfoque no pré-posicionamento de meios e recursos, aproximando a capacidade de resposta das áreas mais perigosas por forma a reduzir o tempo de chegada ao local», acrescentou a autarquia.

Foram, ainda, reformulados, «com base no processo de lições aprendidas, os locais estratégicos de estacionamento de meios de vigilância, no âmbito da prevenção operacional coordenada pela GNR, aumentando a eficácia para a deteção precoce, melhorando ainda as condições nos três locais destinados ao pré-posicionamento de meios de combate (na Senhora do Verde, no Porto de Lagos e no Autódromo Internacional do Algarve)».

 

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

Em 2019, a estratégia adoptada pela Câmara de Portimão permitiu que a área ardida, no concelho, se tenha ficado pelos 5,2 hectares, «1,9 correspondentes a matos, 3,34 correspondentes a áreas agrícolas».

Ao todo houve «28 incêndios (13 fogachos e 15 incêndios agrícolas) que tiveram lugar no concelho foram debelados na fase inicial, representando uma eficácia de 100%, tendo o dispositivo de resposta garantido o cumprimento de todos os objetivos operacionais delineados, nomeadamente com o despacho a assegurar o tempo médio de saída do primeiro meio em 90 segundos (quando o objetivo define até 3 minutos), o tempo médio de chegada do primeiro meio ao local do alerta em 10 minutos e 9 segundos (quando o objetivo é chegar até 20 minutos após o alerta) e o tempo médio de resolução das ocorrências em 32 minutos, sendo objetivo deste desígnio nacional dominar os incêndios com os meios de ataque inicial, isto é, até 90 minutos».

Entretanto, lembrou a Câmara, os proprietários de terrenos têm até ao dia 31 de Maio «para assegurar a limpeza de 50 metros em redor da sua habitação e de 100 metros em redor dos aglomerados populacionais, protelando-se para depois dessa data as habituais ações de substituição das situações de incumprimento verificadas pelas equipas de fiscalização».

 




 

 

Fotos: Sul Informação e Câmara de Portimão

Comentários

pub