Portimão tem dois novos casos vindos de fora, quando estava quase livre da Covid-19

Infetados chegaram ontem a Portimão

Portimão tem mais dois infetados com o novo coronavírus, casos importados, diagnosticados a pessoas que «chegaram ontem ao concelho, já infetadas», revelou ao Sul Informação a presidente da Câmara desta cidade algarvia. Estes casos surgiram num dia em que já só faltava recuperar uma pessoa no concelho.

Desta forma, são já 353 os casos confirmados de Covid-19 na região algarvia, em números acumulados desde o início da pandemia. Ainda assim, no boletim epidemiológico de hoje, a DGS só dá conta de 351 casos no Algarve, provavelmente porque esta informação dos dois novos casos em Portimão não chegou em tempo útil. O outro caso (ontem havia 350) hoje anunciado, é em Loulé, onde foram confirmados 89 casos, desde o início da pandemia, apurou o Sul Informação.

É que, segundo revelou Isilda Gomes ao nosso jornal, as duas pessoas a quem acabou por ser diagnosticada Covid-19 «vieram de fora e não foram infetadas no concelho» e «estão há muito pouco tempo em Portimão».

A edil portimonense não quis adiantar mais pormenores, nomeadamente sobre a proveniência destas duas pessoas ou se são portugueses ou estrangeiros, mas assegurou que estão já «em isolamento».

Esta não é a primeira vez que Portimão importa novos casos. No dia 20 de Abril, foi diagnosticada a doença a um casal que se deslocou de outra região do país para este concelho algarvio, onde tinha uma segunda habitação.

Estes dois casos, apesar de não serem de contágio local, o que acaba por ser uma boa notícia, não deixaram de estragar a festa a Portimão, o primeiro concelho do Algarve a registar casos de Covid-19 e onde o número de recuperados tem vindo a subir dia a dia. Até ontem, 34 dos 36 infetados então reportados já se tinham curado da doença e «faltava apenas recuperar uma pessoa!», tendo em conta que também há um óbito a lamentar neste concelho.

Ou seja, Portimão já contava os dias para se declarar como livre da Covid-19, mas agora terá de esperar um pouco mais para o poder fazer.

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

Nota 2: Pode haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% dos casos confirmados». Leia as restantes explicações constantes do mapa.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




 

Comentários

pub