Políticos e peritos avaliam situação antes da segunda fase do desconfinamento

A reunião, no Infarmed, é a sexta desde o início da pandemia e a primeira após o fim do Estado de Emergência

O presidente da República, primeiro-ministro, representantes de partidos e parceiros sociais reúnem-se hoje, dia 14 de Maio, em Lisboa, com especialistas para analisar a situação epidemiológica da Covid-19, antes de o Governo tomar decisões sobre a segunda fase do desconfinamento.

A reunião, no Infarmed, é a sexta desde o início da pandemia e a primeira após o fim do Estado de Emergência, que vigorou em Portugal entre 19 de Março e 2 de Maio, do qual se transitou para uma situação de calamidade, após o qual se iniciou uma reabertura gradual das atividades e estabelecimentos encerrados devido ao surto.

Com o objetivo de partilha de informação, estes encontros surgiram por iniciativa do primeiro-ministro e têm reunido epidemiologistas e outros especialistas com o Presidente da República, presidente da Assembleia da República, líderes dos partidos com representação parlamentar, dirigentes sindicais e patronais.

Depois desta reunião, e de um almoço, em Belém, com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa recebe os partidos com representação parlamentar, na residência oficial de São Bento.

Para sexta-feira, prevê-se o Conselho de Ministros para fazer a avaliação das medidas da primeira fase de desconfinamento, 4 de Maio, devendo ser anunciadas as da segunda fase, como o regresso às aulas dos alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade ou a reabertura de creches, no dia 18 de Maio, segunda-feira. A terceira fase começa em 1 de Junho.

Na semana passada, o primeiro-ministro afirmou que «as normas de libertação de confinamento entrarão em vigor de 15 em 15 dias» e que, antes de se avançar para a seguinte, as medidas serão avaliadas.

O objetivo do Governo, com este calendário faseado de reabertura, «é medir em cada 15 dias os impactos da medida anterior, vendo se é possível ou não dar mais um passo», explicou.

Na semana passada, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitou o final da reunião para anunciar que o Estado de Emergência acabaria a 2 de Maio, mas avisou que isso «não é fim do surto» da Covid-19, rejeitando «qualquer facilitismo» nesta nova fase em que «os pequenos passos» serão avaliados permanentemente.

 




Comentários

pub