Pescadores do Algarve começam esta semana a ser testados à Covid-19

Testes serão realizados a pedido das organizações de produtores e suportados por dinheiros públicos

Os pescadores do Algarve vão começar a realizar testes à Covid-19 esta semana e receberão também equipamentos de proteção individual, de modo a garantir a segurança sanitária a bordo das embarcações de pesca.

José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, revelou ao Sul Informação que os testes vão serão feitos aos «aproximadamente 600 pescadores algarvios que os solicitaram».

Este rastreio, que é efetuado «a pedido de organizações de produtores e associações do setor das pescas», é dirigido «a marítimos inscritos». Serão testados pescadores «de Olhão, de Quarteira, de Portimão, de Sagres e da Culatra».

Os testes vão começar em Portimão, numa altura em que muitos armadores estão a ultimar os preparativos para a campanha da sardinha, que começa a 1 de Junho, segundo revelou ao nosso jornal Miguel Cardoso, presidente da OlhãoPesca, uma das Organizações de Produtores (OP) do Algarve.

«Já fomos contactados e sabemos que vão começar em Portimão. Temos lá dois barcos e pediram-nos os contactos dos armadores, para fazer os testes», disse.

 



 

Segundo o mesmo responsável, «foi enviada para a secretaria de Estado das Pescas uma listagem das embarcações e dos profissionais para fazer os testes, do qual constavam cerca de 365 pescadores.  Mas, provavelmente, nem todos farão testes, não é obrigatório». Isto no que toca, apenas, a esta OP.

«São, essencialmente, os barcos que vão agora começar a trabalhar, nomeadamente os da pesca do cerco e um barco de arrasto de fundo. Os que já estavam em laboração, não incluímos», disse ao Sul Informação Miguel Cardoso.

Afinal, «até ao momento, felizmente, ainda não houve notícia de nenhum caso entre a comunidade piscatória, mesmo a nível nacional. Houve uma suspeita na Póvoa do Varzim, um homem que estava com febre. Foi realizado exame, mas não se confirmou».

Isto apesar do setor das pescas ter sido um dos que nunca parou a sua atividade, «ainda que alguns armadores tenham optado por parar naquela altura mais crítica, do estado de emergência, com receio. Mas foram só uma ou duas semanas, depois as coisas começaram a regressar ao normal».

«Até acho que esta situação de não haver nenhum pescador infetado é um caso de estudo», disse Miguel Cardoso.

Independentemente de o setor da pesca ser, até ver, Covid-free, houve armadores que manifestaram a sua preocupação, tendo o Governo diligenciado para que os testes fossem uma realidade. No Algarve, «está tudo em andamento, em colaboração com a secretaria de Estado e com o Algarve Biomedical Center».

 

 

Além dos testes, o gabinete dirigido por José Apolinário também vai providenciar a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), «quer viseiras, quer máscaras», segundo revelou ao nosso jornal o membro do Governo.

E, já que falamos de pescadores, mais do que dar a cana, a secretaria de Estado vai ensinar os profissionais a usá-la.

«Vamos desenvolver ações  de sensibilização para o bom uso dos EPI em Sagres, Portimão, Quarteira e Olhão. Estas sessões devem começar no início de Junho», disse o José Apolinário.

As ações de sensibilização serão «realizadas por elementos das Forças Armadas e dirigidas ao mestres das embarcações, à semelhança do que foi feito nas escolas».

Esta operação será paga, em grande parte, por fundos da União Europeia.

«As associações de produtores, incluindo a OlhãoPesca, fizeram candidaturas e vão ter um apoio de 65% do valor dos testes, através do Programa Operacional Mar2020. O restante, ainda não sabemos exatamente como será pago, mas há aqui a disponibilidade da Docapesca e das Câmaras», explicou Miguel Cardoso.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub