Museu de Tavira reabre com exposição sobre os 500 anos da elevação a cidade

Inauguração será transmitida online

Foto: Ana Madeira|Sul Informação

A exposição “A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI”, que celebra os 500 anos da elevação de Tavira a Cidade, vai ser inaugurada amanhã, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, às 11h00, no Museu Municipal deste concelho, com uma cerimónia que terá transmissão online e marcará a reabertura ao público deste espaço.

“A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI” «é uma exposição comemorativa, realizada com investigação multidisciplinar e fundamentação científica, educativa e didática, que procura explicitar, de forma sintética e acessível, as razões políticas, sociais, económicas e culturais que levaram D. Manuel I a elevar Tavira a cidade em março de 1520», segundo a Câmara de Tavira.

Para montar esta exposição, o Museu Municipal de Tavira contou «com a colaboração de duas dezenas de especialistas que participaram nos seminários preparatórios, apoio de vários museus, bibliotecas e arquivos portugueses».

«Nela o visitante poderá conhecer documentação histórica, cartas régias, livros e cartografia antiga, mapas e plantas, objetos de medição, obras de arte dos séculos XV e XVI, instrumentos de navegação e réplicas de naus, uma cota de malha e armamento militar diverso, reprodução de uma das tapeçarias de Pastrana, entre muitos outros elementos informativos», descreveu a autarquia.

 




 

A inauguração da mostra contará com a leitura encenada da Carta de D. Manuel I, pelo ator Vitor Correia, bem como com as intervenções de Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira e de Jorge Queiroz, chefe de divisão de Cultura, Património e Museus.

Estão, ainda, disponíveis, no Museu Municipal de Tavira, as exposições “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar” (Palácio da Galeria), bem como “Tavira Islâmica” e “A escrita do Baixo Alentejo, das origens aos nossos dias” (Núcleo Islâmico).

Os interessados poderão visitar o Museu Municipal de Tavira de terça a sábado, entre as 09h30 e as 14h30. A abertura deste espaço encontra-se condicionada aos aspetos de segurança individual e lotação máxima nas salas de acordo com as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara.

O Museu Municipal de Tavira, à semelhança dos de Portimão e de São Brás de Alportel, será dos primeiros no Algarve a abrir portas, nesta fase de desconfinamento. Os restantes espaços museológicos vão reabrir gradualmente, noutras datas.

Comentários

pub