Museu de Portimão faz 12 anos e oferece o seu bolo “especial” aos profissionais do hospital

Bolo de Aniversário contou com o apoio da pastelaria Amor às Fatias e da sua responsável Vera Santos

O bolo de Aniversário do Museu de Portimão, que este domingo, 17 de Maio, completa 12 anos, homenageia os profissionais de saúde pela dedicação no combate à Covid-19.

O bolo, composto por uma parte onde está gravada a fachada do Museu e outra com peças e instrumentos de trabalho características dos profissionais de saúde, foi entregue pessoalmente, esta manhã, pela presidente da Câmara Isilda Gomes, ao Hospital de Portimão.

A oferta foi feita «como agradecimento a todo o pessoal, desde médicos e enfermeiros a auxiliares de saúde, que, ao longo da presente pandemia, vêm dando o seu melhor em prol da comunidade e, por isso, estão de parabéns todos os dias», explica o Museu de Portimão.

 

 

A médica Domitília Faria, na qualidade de Coordenadora do Grupo COVID da Unidade de Portimão, e grande parte dos elementos da Equipa que lidera receberam o bolo e agradeceram o gesto.

A presidente da Câmara Municipal de Portimão estava acompanhada pela vereadora Teresa Mendes, pelo diretor científico do Museu, José Gameiro, e pela Chefe de Divisão do Museu, Isabel Soares.

O Bolo de Aniversário contou com o apoio da pastelaria Amor às Fatias e da sua responsável Vera Santos, que desde sempre «confeciona com exímio rigor criativo os bolos do Museu de Portimão». São «Bolos com história para uma casa de história!»

A propósito deste 12º aniversário, Isabel Soares, Chefe de Divisão do Museu, comentou: «apesar do contexto em que nos encontramos não ser o melhor, o trabalho feito revela a qualidade desta equipa, que tem sempre forma de ultrapassar as dificuldades e continuar todos os dias a dar o seu melhor».

O Museu de Portimão, que resulta da adaptação da antiga fábrica conserveira Feu, situada à beira do rio Arade, foi inaugurado a 17 de Maio de 2008.

Amanhã, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu de Portimão reabrirá portas, com entrada gratuita e a adoção de regras e normas que garantam a segurança dos visitantes.

A abertura será marcada por novas exposições e mais uma edição da Corrida Fotográfica, este ano em moldes diferentes e inéditos.

 

A história de Portimão encontra-se profundamente interligada com os recursos naturais da matriz mediterrânica do seu território e com a forte relação fluvial e marítima.

Neste contexto surgem desde a antiguidade, os processos de transformação e conservação pelo sal da riqueza piscícola das suas águas e mais tarde, no século XX, uma importante indústria piscatória e conserveira que ocupou as margens do Arade.

Em 1996, a necessidade de preservar toda esta relação histórica motivou a aquisição, pelo Município de Portimão, da antiga fábrica de conservas de peixe “São Francisco”, localizada na frente ribeirinha da cidade.

É desse renovado edifício fabril, datado dos finais do séc. XIX, que surge, a 17 de Maio de 2008, o Museu de Portimão, pólo de difusão cultural e espaço de descoberta das origens e da evolução da comunidade, do seu território e dos aspetos mais marcantes da sua história industrial e marítima.

A sua exposição de referência “Portimão, Território e Identidade”, representa uma síntese histórica do percurso socioeconómico e cultural das populações que aqui viveram e marcaram a singularidade da sua identidade e território.

É um dos museus portugueses mais premiados, a nível nacional e internacional, tendo-lhe sido atribuídos, desde a sua abertura em 2008, os seguintes prémios:
• Menção Honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, em 2008;
• Menção Honrosa do “Turismo de Portugal”, na categoria “Novo Evento Público”, em 2009;
• Prémio “Museu Conselho da Europa 2010”, atribuído pelo Conselho da Europa;
• Prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”, primeira edição deste prémio atribuído na cidade de Dortmund, na Alemanha.
• Prémio “Arara de prata – Jovens talentos”, pelo filme “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, no Festival Tour Film Brazil 2011
• Prémio Inovação e Criatividade pelo projecto “A nossa cultura sai à rua” pela Associação Portuguesa de Museologia em 2015

 

Fotos: Filipe da Palma | CM Portimão

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub