Museu de Portimão celebra 12 anos com reabertura e Corrida Fotográfica especial

Espaço reabrirá com restrições

Uma Corrida Fotográfica especial, a abertura física, mas também online, de duas exposições temporárias e um bolo solidário. O Museu de Portimão celebra 12 anos, no próximo domingo, 17 de Maio. No dia seguinte, a 18, reabrirá portas com entrada gratuita e a adoção de regras e normas que garantam a segurança dos visitantes.

Este ano, o bolo de aniversário terá gravada a fachada do Museu, numa parte, e, noutra, peças de trabalho características dos profissionais de saúde.

O bolo será entregue pessoalmente na manhã de domingo por Isilda Gomes, presidente da Câmara, ao Hospital de Portimão, como agradecimento a todo o pessoal, desde médicos e enfermeiros a auxiliares de saúde que, ao longo da pandemia da Covid-19, «vêm dando o seu melhor em prol da comunidade e, por isso, estão de parabéns todos os dias», diz a autarquia.

Este gesto de reconhecimento da comunidade local contará com o apoio da pastelaria Amor às Fatias.

De portas fechadas desde Março, a reabertura do Museu terá lugar na segunda-feira 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, com entrada gratuita e a adoção de regras e normas que garantam a segurança dos visitantes.

A partir dessa data, e além da exposição permanente “Portimão -Território Identidade”, poderão ser vistas até 15 de Novembro as exposições temporárias “Cidade Europeia do Desporto 2019” e “O Teatro da Caverna – 25 Anos (1994/2019)”.

Para assinalar o 12º aniversário do Museu de Portimão, tanto o canal como a página de Facebook também apresentarão um ‘slide show’, com imagens dos trabalhos desenvolvidos pela sua equipa de colaboradores, além de proporcionarem uma visita virtual às exposições temporárias.

A exposição fotográfica sobre Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED) retrata alguns dos momentos marcantes de um programa que envolveu todo o concelho, tendo atraído cerca de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espectadores, voluntários e parceiros. Ao todo foram mais de 700 eventos desportivos, dinamizadas cerca de 100 formações e ações de sensibilização e promovidas mais de 20 atividades desportivas inclusivas.

Todos estes números concorreram para a escolha de Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2019, representando «esta mostra uma janela privilegiada para um ano extraordinário, de grande vitalidade e energia, com uma programação intensa de eventos desportivos que deixaram um legado inestimável», considera a autarquia.

A seleção de imagens conjuga as perspetivas dos fotógrafos Filipe da Palma (Câmara Municipal de Portimão) e Miguel Veterano (Kore), com as imagens captadas pelos jovens André Guerreiro, Jéssica Coelho, Ana Kovdiei, Verónica Santos, Beatriz Cardoso, Jack Palmer e Ângelo Zambujo, alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia da Escola Profissional Gil Eanes.

No que toca à exposição que retrata os 25 anos d’O Teatro A Caverna, é mostrado o percurso deste grupo, fundado no ano letivo de 1993/94 na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, e que, ao longo dos últimos 25 anos, apresentou mais de 20 espetáculos.

Toda essa atividade artística estará representada na mostra, através de fotografias, apontamentos de cenários, adereços, guarda-roupa e cartazes, que conduzem o visitante virtual pelo que foi o percurso do grupo, em prol da educação pela arte.

Esta iniciativa conta com o apoio da Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes e do Grupo de Teatro da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes – O Teatro A Caverna.

Na sequência da reabertura do Museu de Portimão, e de modo a assegurar as condições de higiene e segurança dos visitantes e colaboradores, foi definido um conjunto de normas, em articulação com as autoridades competentes, nomeadamente a obrigatoriedade de utilização de máscara e a desinfeção das mãos, com solução gel à entrada e saída do edifício.

Também passa a ser obrigatória a manutenção das distâncias de segurança e o cumprimento das regras gerais de contenção nos contactos sociais, enquanto o pagamento de ingressos deverá ser feito, preferencialmente, com cartão bancário, evitando o manuseio de dinheiro.

A lotação máxima conjunta da sala da exposição de referência “Portimão – Território e Identidade” e sala do descabeço é fixada em 20 visitantes, ao passo que o número máximo de frequentadores de cada uma das salas de exposições temporárias será de sete pessoas. Nos casos em que a lotação máxima seja atingida, os visitantes deverão aguardar no exterior, garantido sempre as distâncias de segurança.

Por fim, a visita às salas de exposições terá um percurso obrigatório de entrada e saída, de modo a evitar o cruzamento de pessoas, enquanto a realização de visitas guiadas está suspensa até novas indicações e a limpeza de zonas de contacto será reforçada e realizada várias vezes durante o dia.

De resto, nas últimas semanas, e apesar das portas fechadas, o Museu de Portimão tem continuado a exercer a sua atividade de forma criativa e digital, proporcionando outras formas e estratégias de interação, com o reforço e centralização da sua oferta de conteúdos online, através do canal “O Museu em Casa” (www.museudeportimao.pt) e da sua página de Facebook.

«Algumas personagens poderão entrar pela casa dos utilizadores, com brincadeiras, histórias, jogos, filmes e desafios para que se divirtam e aprendam mais sobre a história local, não faltando um conjunto de atividades lúdicas e educativas preparadas pela equipa do Museu de Portimão», diz a autarquia.

Quanto à Corrida Fotográfica, iniciativa ligada às comemorações do aniversário do Museu, não poderá este ano decorrer nos mesmos moldes, quer nos temas, quer no modelo de participação presencial, pois envolvia, num só dia, um grupo significativo de participantes.

Dado que este ano, excecionalmente, não será exigida a presença individual, nem que as imagens sejam circunscritas ao território do município de Portimão, poderão participar fotógrafos de qualquer ponto do país, através de uma inscrição online gratuita e posterior envio das imagens dos temas propostos, em formato JPEG, por via eletrónica.

Assim, a 21 de Maio, sairá o regulamento desta edição especial Covid-19, com uma calendarização e um espaço temporal de participação diferentes e um novo formato mais próximo da realidade social e humana deste período, aberto a uma participação e a um olhar atual, atento e criativo.

Esta será igualmente uma forma de serem seguidas as indicações da UNESCO e do ICOM-Conselho Internacional de Museus, no sentido da recolha de testemunhos para memória futura, neste caso fotográficos, representativos do impacto da Covid-19 no nosso quotidiano.

 




 

Comentários

pub