Município entrega terceiro Pulmovista do país ao Hospital de Portimão

Aparelho topo-de-gama custou mais de 50 mil euros e integra lote de 24 ventiladores de diversas tipologias encomendados pela autarquia

O Município de Portimão entregou esta manhã, ao Hospital de Portimão, um equipamento para ventilação em cuidados intensivos, um Pulmovista, equipamento médico topo de gama que é único na região algarvia e constitui a terceira unidade do género existente no país.

Antes da assinatura do auto de entrega, a presidente da Câmara Isilda Gomes justificou este investimento com a importância que representa para a comunidade local o papel dos profissionais daquela unidade hospitalar: “Vocês fazem omeletes sem ovos, ou seja, o melhor com muito pouco. Isso é fantástico e tem que ser reconhecido publicamente. São, sem exceções, um grande orgulho para todos nós, munícipes de Portimão, pois colocam um grande carinho e dignidade no vosso trabalho”.

“Com os parcos recursos disponíveis, os profissionais desta casa têm dado uma resposta excelente, ao ponto de colocarem Portimão e o Algarve no mapa das regiões turísticas mais seguras”, sublinhou Isilda Gomes.

“Atualmente, estamos a ser muito procurados por toda a gente, para virem fazer férias na região, havendo empresários que nunca receberam tantas reservas como agora”.

Segundo a autarca, “isto resulta da nossa capacidade de darmos respostas à altura em duas áreas fundamentais para a atração de turistas: a segurança e a saúde. Enquanto puder e tiver responsabilidades, estas serão as minhas prioridades”.

Quanto ao Pulmovista, Isilda Gomes sustentou que o aparelho “vai fazer toda a diferença”, tendo defendido que “conseguiremos atrair mais profissionais da saúde para a região algarvia, caso haja mais meios tecnológicos e uma melhor capacidade de resposta”.

Mahomede Americano, diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, agradeceu a “valiosa oferta” e considerou “reconfortante” o apoio prestado pelo Município, destacando que a equipa que lidera “merece ter um aparelho tipo ‘rolls-royce’ como este, o qual constitui um fator de diferenciação e tem um fim tão específico.”

 

 

Enquanto um ventilador comum, utilizado em pacientes com patologia pulmonar, funciona como substituto de um pulmão que esteja comprometido, a nova unidade vem complementar esse serviço, ao permitir que os profissionais de saúde visualizem como é que os pulmões se distendem quando o doente inspira e expira.

Com a bateria de informações obtidas, será possível de imediato proceder a mudanças e verificar, em tempo real, como os pulmões respondem à ventilação fornecida ao doente.

O Pulmovista, que representa um investimento autárquico na ordem dos 50 mil euros, “significa uma mais-valia tecnológica para uma unidade periférica como é o Hospital de Portimão, o que evitará o recurso a outro tipo de técnicas muito mais avançadas e dispendiosas, mas apenas disponíveis nas principais unidades hospitalares do país, e a algumas centenas de quilómetros de distância”, salienta a autarquia em nota de imprensa.

Esta entrega faz parte do lote de 24 ventiladores de diversas tipologias encomendados pela autarquia de Portimão, que, para o efeito, aplicou os 350 mil euros inicialmente destinados ao Grande Prémio de Portugal Formula 1 em Motonáutica, entretanto cancelado devido à Covid-19.

 

 

 



Comentários

pub