Monchique usa ozono para desinfetar espaços

Iniciativa faz parte do programa Proteger Monchique

A Câmara de Monchique está a desinfetar espaços, como escolas e creches, com máquinas de ozono. A autarquia também tem equipamentos disponíveis para os comerciantes. 

A Câmara considera que estas máquinas de ozono «realizam uma ação corretiva e preventiva de todo o género de contaminação ambiental do ar, incluindo o novo coronavírus».

Os equipamentos «também estão a ser usados na retoma gradual laboral nos vários locais de trabalho e viaturas do Município, incluindo escolas e creche municipal, reforçando e optimizando, desta forma, a aplicação das normas da Covid-19 no que respeita à higiene do ar e das superfícies».

A Câmara de Monchique acredita que esta é uma forma de «assegurar a desinfeção de todo o tipo de superfícies, incluindo as mais difíceis, como por exemplo têxteis, alcatifas, carpetes, madeiras, plásticos, colchas, cortinados, paredes, tetos, estofos em tecido que de outra forma não seria possível desinfetar».

 

 

Estas máquinas encontram-se ao dispor de todas as empresas do concelho, mediante contacto com o Município de Monchique pelo telefone 282910200, para que seja agendada uma desinfeção com um funcionário do município, sem qualquer custo para o empresário.

«Este equipamento não necessita de reagentes, nem danifica nenhum dos materiais ou superfícies e é eficaz para bactérias, fungos e vírus incluindo o SARS-COV2. Também elimina completamente todos os odores do ar e não deixa resíduos nem apresenta qualquer problema para o ambiente. Trata-se de uma desinfeção ecológica e amiga do ambiente, muito útil para espaços que estiveram fechados estes dois meses», diz a Câmara.

«Este aparelho pode ser utilizado em todos os espaços, foi especialmente desenhado para o tratamento de choque, de intervenção rápida e breve, em curtos períodos de tempo conseguem-se resultados, a duração de cada intervenção é de cerca de seis minutos, dependendo do tamanho do local», acrescenta.

Esta ação e apoio aos empresários do concelho integra-se no programa Proteger Monchique que visa preparar a comunidade para a gradual abertura do espaço público e da vida social depois do período de confinamento, decretado pelo Estado de Emergência e na sequência da pandemia Covid-19.
 



Comentários

pub