Monchique prepara-se para todos os cenários criando ZACP em vários locais do concelho

«Esperamos o melhor, mas estamos preparados para o pior»

Várias Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP), no âmbito da Covid-19, foram já criadas pela Câmara Municipal de Monchique, em todas as freguesias do concelho.

Ao todo, o Município de Monchique dispõe de 407 camas para acolher quem delas necessitar, onde se incluem, além de eventuais infetados com Covid-19, também elementos das forças de segurança, bombeiros e profissionais de saúde. Um destes espaços recebeu na sexta-feira a visita do coordenador regional do Combate à Covid-19 no Algarve, o secretário de Estado José Apolinário.

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, disse ao Sul Informação que «estas áreas de acolhimento temporário poderão servir de apoio à população, em diferentes realidades, conforme o evoluir da situação» da doença.

A Equipa Coordenadora Local do Plano de Contingência definido no início do mês de Março, em articulação com a Comissão Municipal de Proteção Civil e a Subcomissão de Saúde, «têm acompanhado toda esta situação epidemiológica e dado resposta a todas as situações que foram surgindo ao longo destes dias».

Assim, na Escola EB 2,3 Manuel do Nascimento estão disponíveis 60 camas, a que se juntam 21 na antiga Estalagem MonsCicus, propriedade do Município de Monchique. «Este último espaço será o escolhido para o encaminhados preferencial de doentes com Covid-19», explicou o autarca.

A Casa do Povo e o Centro de Acolhimento de Caminhantes de Marmelete tem disponíveis mais 21 camas, enquanto em Alferce, o Centro Multiusos terá a capacidade de acolher mais 12 pessoas, num esforço de articulação com as respetivas Juntas de Freguesia.

Mas, sublinhou Rui André, «o Município conseguiu juntar, às ZCAP em espaços públicos, mais um conjunto de camas disponibilizadas por outras entidades públicas e privadas, a quem muito agradecemos, com destaque para a hotelaria local».

A este nível, somam-se mais 172 camas distribuídas pelos Alojamentos Locais (AL), Unidades de Turismo em Espaço Rural e Residenciais. Acrescentam-se ainda 106 camas divididas em igual número pelo Monchique Resort & Spa e o Hotel Termal da Villa Termal das Caldas de Monchique, com 53 camas cada.

A Força Aérea Portuguesa, com fortes ligações a Monchique, disponibilizou também 15 camas localizadas no seu bairro habitacional que dá apoio aos militares que trabalham na Estação Radar n.°1 da Fóia.

Estão igualmente «preparados todos os procedimentos necessários para apoio à logística e transporte de pessoas, tendo a prestimosa colaboração dos funcionários do Município, que estão em constante formação para uma melhor resposta e adequada às necessidades».

 

Estrutura para acolhimento aos animais está em fase de conclusão

 

Os animais também não foram esquecidos

Depois da campanha “Não passe a quarentena sozinho, Adote um animal”, o Município de Monchique está a alargar a sua capacidade de acolhimento de animais, «em caso de necessidade de alguma pessoa ser acolhida numa ZCAP ou assistida num Hospital», acrescentou o presidente da Câmara.

Esta capacidade para acolhimento de animais «pretende constituir-se como um apoio ao bem-estar animal e destina-se exclusivamente a dar resposta às situações relacionadas com animais de companhia de pessoas afetadas no âmbito da situação de epidemia que vivemos», disse.

«Esperamos o melhor, mas estamos preparados para o pior. Com estas medidas de antecipação para um cenário mais complexo e que esperamos não se venha a concretizar, pretendemos tranquilizar a população, mas também alertar para que todos os cidadãos devem continuar a cumprir as indicações do Município e as orientações das Autoridades de Saúde», concluiu o autarca.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub