MOJU ajuda jovens no ensino à distância e a ocupar tempos livres

«Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, os jovens estão em casa, mas é muito importante que se mantenham rotinas de estudo»

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão está a ajudar os jovens nesta fase de ensino à distância. Além disso, dá dicas de atividades para ocupar os tempos livres.

«Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, os jovens estão em casa, mas é muito importante que se mantenham rotinas de estudo», diz a MOJU.

Em tempos de ensino à distância, esta associação olhanense «continua no terreno, promovendo um acompanhamento ao estudo online. Este acompanhamento faz-se através da realização de sessões de estudo acompanhado por videochamadas e através do apoio à realização das tarefas escolares através das redes sociais».

Adicionalmente, em articulação com as escolas do concelho, «têm sido identificados os jovens sem possibilidade para aceder às tarefas escolares de forma digital. Assim, e de forma a estabelecer uma ponte entre os jovens sem acesso a computador com internet e a escola, a associação juvenil olhanense imprime e entrega as tarefas escolares enviadas pelos professores aos jovens que, de outra forma, não teriam acesso», explica.

«Esta é uma forma de garantir que não ficam excluídos do ensino à distância e de, ao mesmo tempo, «manter a ligação com os projetos de intervenção social e comunitária em curso na Associação. De momento, está a ser efetuada a distribuição das tarefas escolares junto de 63 crianças e jovens».

Outra das questões que se tem tornado uma preocupação para a MOJU prende-se com a desmotivação e ansiedade de alguns jovens por se encontrarem em casa.

Por isso, «são lançadas diária e semanalmente propostas de atividades para ocupação dos tempos livres, como desafios, concursos e workshops».

«Desde o início do período de isolamento já foram lançados mais de 100 propostas de atividades e os mais participativos e criativos até têm tido direito a algumas recompensas».

Estas iniciativas surgem como adaptação ao dever cívico de confinamento pelos jovens e são enquadradas nas atividades do Projeto Mais Sucesso E7G, promovido no âmbito da 7ª Geração do Programa Escolhas, do Projeto AJO – Academia Jovem de Olhão, promovido no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, e com o apoio dos voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade.

Também no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, o Projeto SER Mental «presta apoio psicológico à distância aos jovens que se encontravam a ser acompanhados antes da crise pandémica e está a responder a novas referenciações, bem como a fornecer apoio psicoeducativo aos pais e familiares».

Além disto, iniciou um Programa de Mindfulness para Jovens Online e muito em breve irá lançar o seu website, bem como um conjunto de ações de sensibilização com conteúdos específicos relacionados com a Covid-19.

Finalmente, a associação juvenil olhanense continua a trabalhar com os programas do Instituto Português do Desporto e Juventude para promover a participação dos jovens em áreas como o voluntariado, a ocupação dos tempos livres, a formação e a capacitação, adaptando-as aos novos tempos.

Comentários

pub