Ministro Manuel Heitor dinamiza sessão “Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro” na UAlg

Manuel Heitor e Paulo Águas vão dinamizar a sessão

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o reitor da Universidade do Algarve vão dinamizar a sessão “Skills 4 pós-Covid – Competências para o Futuro”, que decorrerá no dia 1 de Junho, às 14h00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas, em Faro.

A sessão vai ser transmitida em direto no canal YouTube da UAlg, através do seguinte link: https://www.youtube.com/user/universidadealgarve

Promovida pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), em estreita articulação com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE), esta iniciativa conta com a colaboração das instituições de ensino superior.

Visa estimular uma rápida adaptação em práticas e abordagens de ensino, aprendizagem, trabalho e investigação para melhor preparar a transição para o período pós-COVID-19, bem como reforçar e valorizar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior.

A sessão na UAlg contará com um debate moderado pelo vice-reitor Saúl Neves de Jesus, onde serão abordadas quatro temáticas. Georgette Andraz e Rosária Pereira, docentes da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) vão apresentar uma comunicação intitulada “Academia Empresa: Uma Abordagem Prática da Gestão das Organizações”.

Elsa Cabrita, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), falará sobre “O ensino da aquacultura: um trabalho em equipa”.

Isabel Palmeirim, docente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM) vai traçar uma perspetiva sobre a “Medicina-UAlg: como tem sido possível apoiar, adaptar, e não parar de progredir!”.

A terminar, Miguel Fernandes, fundador da empresa Dengun e presidente da Algarve Evolution, irá centrar-se na questão “Como nos prepararmos para o futuro mercado de trabalho?”

O programa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o Futuro” tem como objetivos identificar os principais constrangimentos, desafios e oportunidades que a pandemia da COVID-19 introduz e/ou aprofunda nas atividades de ensino superior e na sua relação com a ciência e os mercados de trabalho, públicos e privados.

Outro dos objetivos é antecipar o papel que as instituições de ensino superior (IES) terão no período pós Covid-19, avaliando as transformações socioeconómicas em curso no que diz respeito à natureza das competências procuradas.

Esta iniciativa pretende ainda avaliar como o sistema de ensino superior pode influenciar este processo de transição, bem como identificar e fomentar novas abordagens ao funcionamento e organização das IES, que permitam capacitar a resposta aos desafios introduzidos pelaCovid-19, incluindo soluções inovadoras de forma colaborativa e em rede, estimulando consórcios de formação avançada, investigação e inovação, IES com empregadores públicos e privados.

 

 

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