Maré vermelha fez Algarve perder 11 praias “de Ouro”

Albufeira lidera o ranking regional com 18 praias

Praia da Falésia

O Algarve tem, este ano, 76 praias com “Qualidade de Ouro” (menos 11 do que no ano passado), galardão atribuído pela Quercus. A quebra acentuada deve-se à maré vermelha que, em Julho do ano passado, obrigou ao encerramento das praias desde a Ilha Deserta (Faro) até à Falésia (Albufeira). 

Essa maré, de tons avermelhados, foi motivada por microalgas que podem ser perigosas para o ser humano, quando ingeridas.

Analisando os dados por regiões, dados a conhecer esta quinta-feira, 28 de Maio, pela Quercus, o Algarve tem, então, menos 11 praias com este galardão. O concelho de Loulé, que no ano passado tinha 10 praias “Qualidade de Ouro”, perdeu-as todas.

Ao Sul Informação, fonte da Quercus explicou que, na base desta decisão, estiveram os critérios de atribuição do galardão que determinam que, «na última época balnear (2019), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia».

Ora, tal aconteceu nas praias que perderam o “Grau Qualidade de Ouro”: Faro-Mar, Almargem, Ancão, Forte Novo, Garrão-Nascente, Garrão-Poente, Loulé Velho, Quarteira, Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura (Loulé).

«Este novo critério, introduzido desde 2019, teve como objetivo despistar episódios de descontinuidade na qualidade da água balnear, episódios esses que são registados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no seu site eletrónico», explicou a mesma fonte da Quercus.

«Tendo em conta que as ocorrências registadas no que respeita a este critério são consideradas na análise da Quercus com base anual (ao contrário do que acontece com o critério da classificação de “Excelente”), este aspeto levou à não atribuição do Galardão às 10 praias de Loulé no presente ano, visto que, no ano passado, chegaram a estar interditas a banhos. Contudo, tal não terá impacte na avaliação para 2021», disse ainda a associação ambientalista, na resposta enviada ao nosso jornal.

No total das praias algarvias galardoadas, Albufeira lidera, com 18, seguida de Vila do Bispo (11). Seguem-se Aljezur (8) e Lagoa (8), Portimão (7), Silves, Olhão e Tavira (4), Lagos, Faro, Castro Marim e Vila Real de Santo António (3).

Em todo o país, a Quercus distinguiu 381 praias com o “Grau Ouro”.

A Região Tejo e Oeste voltou a ser a que contabilizou mais (102), seguida do Algarve (76) e do Norte (66). Em comparação com o ano de 2019, na Região Tejo e Oeste verificou-se uma subida de 12 atribuições deste galardão.

Já as regiões do Algarve e do Norte tiveram uma diminuição de 11 e 8 bandeiras “Qualidade de Ouro”, respetivamente.

As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores verificaram uma subida de 3 e 4 praias galardoadas, respetivamente. Nas regiões Centro e do Alentejo também houve uma subida de 5 e 1 galardões, respetivamente.

Das praias galardoadas, 321 são praias costeiras, 54 são praias interiores e 6 são de transição. Em comparação com o ano de 2019, apesar de existir um aumento global de 6 galardões, verificou-se uma diminuição no número de praias costeiras e de transição.

Neste aspeto particular, sobressai a diminuição de atribuições do galardão “Qualidade de Ouro” a praias costeiras pelo segundo ano consecutivo, num total de menos 20 galardões. Por outro lado, verifica-se uma forte subida de atribuições nas praias interiores, com mais 14 distinções.

Todos os Municípios nacionais com praias galardoadas poderão solicitar a arte final da Bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2020” através dos contactos gerais da Quercus.

 

 

Praias de Ouro em Águas Costeiras no Algarve

ALBUFEIRA (19):
ALEMÃES
ARRIFES
BELHARUCAS
CASTELO
COELHA
EVARISTO
GALÉ-LESTE
GALÉ-OESTE
INATEL
MANUEL LOURENÇO
MARIA LUÍSA
OURA
OURA-LESTE
PENECO
PESCADORES
S. RAFAEL
SALGADOS
SANTA EULÁLIA

ALJEZUR (8)
AMADO
AMOREIRA-MAR
ARRIFANA
BORDEIRA
MONTE CLÉRIGO
ODECEIXE-MAR
VALE DOS HOMENS
VALE FIGUEIRAS

CASTRO MARIM (3)
ALAGOA-ALTURA
CABEÇO
PRAIA VERDE

FARO (3)
CULATRA-MAR
BARRETA
ILHA DO FAROL-MAR

LAGOA (8)
BENAGIL
CANEIROS
CARVALHO
COVA REDONDA
FERRAGUDO
MARINHA
SENHORA DA ROCHA
VALE DO OLIVAL

LAGOS (3)
LUZ
MEIA PRAIA
PORTO DE MÓS

OLHÃO (4)
ARMONA-MAR
ARMONA-RIA
FUSETA-MAR
FUSETA-RIA

PORTIMÃO (7)
ALVOR-NASCENTE
ALVOR-POENTE
TRÊS CASTELOS
CARIANOS
PRAINHA
ROCHA
VAU

SILVES (4)
ARMAÇÃO DE PÊRA
BARCOS/ARMAÇÃO DE PÊRA NASCENTE
PRAIA GRANDE-NASCENTE
PRAIA GRANDE-POENTE

TAVIRA (4)

CABANAS-MAR
ILHA DE TAVIRA-MAR
BARIL
TERRA ESTREITA

VILA DO BISPO (11)
ALMÁDENA-CABANAS VELHAS
BOCA DO RIO
CASTELEJO
CORDOAMA
FURNAS
INGRINA
MARETA
MARTINHAL
SALEMA
TONEL
ZAVIAL

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO (3)
FÁBRICA-MAR
LOTA
MANTA ROTA

 

Comentários

pub