Louletano sobe à 2ª divisão nacional de Futsal

Casa do Benfica de Quarteira era o primeiro classificado mas não pode ser promovido por lhe faltar um «requisito obrigatório de acesso ao Campeonato Nacional de Futsal Sénior»

O Louletano Desportos Clube foi o clube escolhido para subir à 2ª divisão do Campeonato Nacional de Futsal Sénior, anunciou a Associação de Futebol do Algarve (AFA).

A decisão de indicar à Federação Portuguesa de Futebol que será o Louletano a subir de divisão e não a Casa do Benfica de Quarteira, que ocupava a primeira posição do campeonato distrital quando a competição foi interrompida, devido à Covid-19, é justificada com o facto deste último clube não preencher um «requisito obrigatório de acesso ao Campeonato Nacional de Futsal Sénior».

É que a Casa do Benfica de Quarteira não dispõe «de pelo menos uma equipa num dos escalões de Sub-19, Sub-17, Sub-15 ou Sub-13 que tenha participado em 2019/2020 em competições nacionais ou regionais».

A AFA determinou, igualmente, que não existirá nenhuma descida da 1ª para a 2ª divisão distrital de futsal. No entanto, haverá subidas do segundo para o primeiro escalão regional, com os três primeiros classificados à data da interrupção, o Clube Recreativo Alturense, o Bellavista Desportivo Clube e o Quarteira Futsal Clube.

Estas decisões foram tomadas na sequência do que foi determinado na quinta-feira pela Federação Portuguesa de Futebol «relativamente à reestruturação das competições de Futsal, devido ao impacto que o Covid-19 teve no normal desenrolar das provas».

A FPF decidiu «tratar esta situação excecional com medidas também elas excecionais, que passassem uma mensagem de confiança e incentivo para o futuro, e que desde logo teriam sempre de prever promoções de equipas e nunca despromoções».

A Associação de Futebol do Algarve aproveitou para deixar «uma palavra de confiança e de motivação para o seu contingente que permanece no Campeonato Nacional de Futsal Sénior da 2ª Divisão», o Sporting Clube Farense, o Albufeira Futsal Clube e o Sonâmbulos Futsal Luzense Associação, «de forma a que consigam na próxima época desportiva, que será de enorme exigência, atingir os objetivos que todos desejamos».

«Endereçamos também sinceros cumprimentos e felicitações ao Portimonense Sporting Clube, que na sua época de estreia na Liga Placard soube brilhantemente ultrapassar um início menos positivo, encontrando-se à data da interrupção da prova com razões para almejar a obtenção de um resultado verdadeiramente histórico para o Futsal algarvio, ao que se juntou uma fantástica caminhada na Taça de Portugal, injusta e ingloriamente interrompida nas meias-finais, por força da pandemia de Covid-19», concluiu a AFA.

 



Comentários

pub