Lares de idosos de Faro não têm casos positivos de Covid-19

Foram feitos 946 testes no concelho, todos com resultados negativos para Covid-19

Não há casos positivos de Covid-19 entre os utentes e profissionais dos lares de idosos de Faro, revelou, esta tarde, a Câmara Municipal. De acordo com a autarquia já foram feitos pelas equipas do Algarve Biomedical Center (ABC) 946 testes no concelho.

Nesta operação, realizada no âmbito do programa de testagem dos lares de idosos do Algarve Covid+70, coordenada pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Faro e com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Faro e dos Bombeiros Voluntários de Faro, foram realizados, entre 4 de Abril e 2 de Maio, testes em 12 instituições do concelho, equivalendo a 14 equipamentos.

Foram feitos testes na Santa Casa da Misericórdia de Faro, no Lar das Missionárias da Caridade Madre Teresa de Calcutá, no Lar de Idosos “Semear Afetos”, no Centro de Bem-Estar – Lar da Terceira Idade de Santa Bárbara de Nexe, na Residência Sénior José Ricardo Candeias Neto, no Lar de Recuperação Convalescença e 3ª Idade – Monte da Palhagueira, no Lar de Idosos “Falésia Azul”, na Casa de Repouso de Faro, no Lar Centro Cultural e Social da Paróquia de São Martinho de Estoi, no Lar Santa Casa da Misericórdia de Faro – Torre Natal, na Casa de Repouso “O Faraó”, na Casa de Repouso “Quinta da Bemposta”, na APPC e na AMERA.

As equipas médicas do ABC responsáveis por este processo de recolha e análise rastrearam 529 utentes e 417 funcionários das ERPI’s, tendo os resultados sido todos negativos.

Segundo a autarquia, «após esta fase, serão realizados também testes a outras instituições de âmbito social do concelho».

Para minimizar a possibilidade de contágio junto da comunidade sénior dos lares, bem como dos funcionários destes equipamentos, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro entregou também Equipamentos de Proteção Individual (EPI) (cerca de 3600 máscaras e viseiras de proteção) pelos Lares e equipamentos de cariz social do noncelho.

O Município de Faro, na nota enviada às redações, «congratula-se com os resultados conhecidos até ao momento, mas considera necessário que todos se mantenham alerta, tendo em conta que continuamos sob ameaça de um vírus muito contagioso e agressivo, em particular para os idosos e doentes de risco, que nesta fase, devem manter-se resguardados e em segurança».

 




 

Comentários

pub