Lagos: Arrancou a construção da nova escola básica da Luz

Obra vai custar cerca de 3 milhões de euros

A construção da nova escola EB1 + Jardim de Infância da Luz, no concelho de Lagos, arrancou esta semana. A obra deverá estar concluída dentro de cerca de ano e meio.

O contrato desta empreitada já havia sido assinado a 9 de Março, ficando o começo da obra, orçada em cerca de 3 milhões de euros mais IVA, dependente da autorização do Tribunal de Contas, que foi dada recentemente.

Segundo a Câmara de Lagos, promotora da obra, a construção deste novo equipamento escolar «vai permitir aumentar o número de salas de pré-escolar e do 1º ciclo no concelho e redefinir a rede escolar em toda a freguesia».

Esta é, igualmente, «a última intervenção do ciclo de requalificação e ampliação do parque escolar que o município de Lagos tem vindo a executar e no âmbito do qual se construíram novos equipamentos e requalificaram todos os já existentes, em toda a área do concelho».

A nova escola está ser construída num terreno municipal nas imediações da estrada que lia Espiche à Luz.

«O edifício vai ter oito salas de aula distribuídas por dois pisos (quatro destinadas ao ensino básico, duas para expressões e duas com a valência de Jardim de Infância). Terá, também, cozinha, refeitório, sala polivalente, biblioteca, sala de professores, sala para o pessoal não docente, gabinete de atendimento aos pais, balneários e instalações sanitárias e de apoio. No exterior, o recinto será dotado com um polidesportivo, uma zona de recreio coberta e outra descoberta, uma zona para a prática de jogos tradicionais, uma horta pedagógica, espaços verdes e estacionamento. Todas as áreas de recreio exterior estarão interligadas por rampas, garantindo a acessibilidade sem barreiras», descreveu a autarquia lacobrigense.

Outra «obra fundamental para a freguesia da Luz que está prestes a ter início» é a empreitada de Requalificação da via entre as Quatro Estradas e a Vila da Luz, adjudicada por um valor a rondar os 1,6 milhões de euros, acrescido de IVA, «cujo contrato também já foi visado pelo Tribunal de Contas».

 



Comentários

pub