Lagoa aprova 915 mil euros de protocolos e contratos com IPSS e clubes

Aumenta a verba para as IPSS, diminui a destinada aos clubes desportivos

O Município de Lagoa aprovou na terça-feira, dia 5, na sua reunião de câmara, protocolos e contratos programa com agentes do setor social e desportivo do concelho no valor global de 915 mil euros.

Na área social, o valor total da verba envolvida, cerca de 695 mil euros, representa um aumento de 15% relativamente ao ano anterior, nestas formas de apoio aos agentes de trabalho social, nomeadamente às IPSS do concelho de Lagoa.

Já no que respeita ao apoio aos clubes e associações desportivas, verifica-se uma redução de cerca 15% nas verbas envolvidas neste tipo de apoio, num total de 220 mil euros.

A Câmara explica que «este ajuste justifica-se dada a redução de atividade nos clubes e associações, após decretado o estado de emergência nacional, não estando ainda previsto o retorno das atividades à normalidade».

«Face à crescente vulnerabilidade das famílias residentes no concelho, em resultado das situações de lay-off e desemprego, foram analisados quais os termos em que a Câmara Municipal teria de apoiar financeiramente as IPSS», enquanto, ao mesmo tempo, «seria necessário garantir a sustentabilidade destas instituições, para que também o apoio a pessoas idosas que são acompanhadas nos seus domicílios pelas várias equipas destas IPSS não fosse colocado em causa», acrescenta a autarquia.

Com este apoio financeiro, que acresce ao múltiplo equipamento de proteção individual (EPI) que a Câmara Municipal de Lagoa já distribuiu, «e voltará a distribuir se necessário, pretende-se assegurar a normalidade do trabalho que as instituições desenvolvem com os idosos», salienta.

«As modalidades de apoios a entidades sociais e desportivas do concelho de Lagoa agora decididas inscrevem-se na segunda prioridade estratégica do município , reforçados para necessidades de combate aos efeitos da pandemia Covid-19», conclui a autarquia.

 

 

 



Comentários

pub