Idosa do lar de Boliqueime é a 14ª vítima mortal da Covid-19 no Algarve

Senhora morreu no Hospital de Faro, este domingo

Uma utente de 90 anos do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime é a 14ª vítima mortal de Covid-19 no Algarve.

A idosa faleceu ontem, domingo, no Hospital de Faro, onde estava internada, anunciou a Misericórdia de Boliqueime na sua página de Facebook.

Esta é a quarta morte desde o início da pandemia neste lar de idosos, motivada pelo novo coronavírus, local onde os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados no dia 3 de Abril.

Segundo revelou ao Sul Informação Sílvia Sebastião, provedora da SCM de Boliqueime, Maria Ana Coelho Inácio já se debatia com diversos problemas de saúde, antes de contrair o novo coronavírus. «Era uma pessoa muito debilitada, que andava de cadeira de rodas», disse.

A Covid-19 causou a primeira vítima mortal neste lar a 19 de Abril, como o Sul Informação avançou em primeira-mão. A idosa em causa, Maria dos Remédios Silva Guerreiro, de 92 anos, era mãe da escritora Lídia Jorge.

No domingo, dia 26, morreu uma segunda utente, Maria do Carmo Neves Ataíde, de 81 anos, vítima da mesma doença. Dois dias depois, a 28 de Abril, faleceu Arminda de Sousa Antão.

 




 

Entretanto,  a larga maioria das quatro dezenas de utentes e funcionários deste lar que foram diagnosticados com a Covid-19 estão já recuperados, incluindo Sílvia Sebastião, que recebeu recentemente o segundo teste negativo, após ter tido de ficar em casa durante semanas, por estar infetada com a doença. «Já voltei ao lar e estou a trabalhar», disse ao nosso jornal, sem esconder o entusiasmo.

«Neste momento, a situação está muito menos negra. Temos seis pessoas ainda doentes aqui no lar e outras três no hospital», revelou a provedora.

Dos utentes hospitalizados, nenhum está nos cuidados intensivos. «Uma utente apresentou um quadro de tosse, mas está a  recuperar muito bem. Um outro utente, um senhor, está também a recuperar. Uma terceira senhora, apesar de ter Covid-19, está no hospital porque deu uma queda, não por questões associadas à doença», enquadrou.

Os primeiros casos 21 de Covid-19 no lar da SCM de Boliqueime foram diagnosticados no dia 3 de Abril. Nas duas semanas que seguiram, o número aumentou, tendo sido diagnosticada a doença também em funcionários. Desde meados de Abril até hoje, a maioria dos casos foram debelados.

Segundo o boletim epidemiológico de hoje, 11 de Maio, da Direção-Geral de Saúde (DGS), além de mais uma vítima mortal, o Algarve conta com mais dois casos confirmados de Covid-19, elevando o total para 348, em números acumulados desde o início da pandemia.
 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




Comentários

pub