Foram feitas 433 detenções em 45 dias de Estado de Emergência

Eduardo Cabrita considerou que o Estado de Emergência não significou «a suspensão da democracia», nem «a eliminação de liberdades»

O ministro da Administração Interna anunciou hoje que foram detidas 433 pessoas durante os 45 dias de Estado de Emergência, avançando que estes «menos de 10 casos por dia» significam «uma grande vitória da sociedade portuguesa».

Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde está a ser ouvido, Eduardo Cabrita afirmou que, durante os três períodos do Estado de Emergência devido à pandemia da Covid-19, foram detidas 433 pessoas por violação do confinamento obrigatório, resistência, agressão a polícias e violação das regras sobre a abertura de estabelecimentos.

«Menos de 10 casos [detenções] por dia dá-nos a dimensão daquilo que foi a grande vitória da sociedade portuguesa», disse aos deputados o ministro, salientando a transparência em que decorreu o Estado de Emergência.

O governante destacou também a forma como os portugueses «compreenderam a aplicação das medidas? estabelecidas.

Eduardo Cabrita considerou que o Estado de Emergência não significou «a suspensão da democracia», nem «a eliminação de liberdades».

«Houve uma opção clara em não confundir Estado de Emergência com estado policial. As orientações estratégicas e de comando adaptadas por cada uma das forças de segurança levaram exatamente a privilegiar uma intervenção pedagógica e uma intervenção de sensibilização», disse.

O Estado de Emergência vigorou em Portugal entre 19 de Março e 2 de Maio, tendo o país entrado, no passado domingo, numa situação de calamidade para fazer face à pandemia da Covid-19.

O ministro afirmou que, durante a situação de calamidade, vai continuar a funcionar a estrutura de monitorização, como aconteceu durante o Estado de Emergência, e também apresentará a cada quinzena um relatório simples na Assembleia da República.

Comentários

pub