Festivais de música proibidos até 30 de Setembro, mas F pode ser «assinalado de outra forma»

Alameda Beer Fest e Baixa Street Fest, em Faro, não se vão realizar este ano

Foto de Arquivo: Martyna Mazurek|Sul Informação

Os festivais de música estão proíbidos até 30 de Setembro, devido à pandemia de Covid-19, anunciou, esta tarde, o Conselho de Ministros em comunicado. O Festival F, em Faro, que estava marcado para o primeiro fim de semana de Setembro, e cujo cancelamento ainda não tinha sido anunciado pela Câmara Municipal, vai ser afetado por esta proibição, mas poderá «ser assinalado de outra forma».

Em declarações ao Sul Informação, Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro revelou que «o adiamento do F é certo. Estávamos à espera de uma decisão do Governo que saiu hoje e que, obviamente, vamos acatar». Ainda assim, «estamos a trabalhar e a pensar numa forma de assinalar este momento, que já se tornou uma referência, de outra forma».

Até porque, segundo Paulo Santos, «o F nasceu também com o pensamento de promover e ajudar os músicos portugueses que, nesta altura em particular, precisam de apoio e solidariedade».

Além do F, o vice-presidente da Câmara de Faro adiantou também que há outros eventos promovidos pela Câmara que vão ser cancelados, ou que vão decorrer em moldes diferentes. «Não vamos poder fazer o Alameda Beer Fest, que é um festival de cerveja, obviamente, ou o Baixa Street Fest. Neste caso, que é um evento promovido em parceria com a associação de comerciantes da Baixa de Faro, estamos a preparar aqui outras formas de apoiar os comerciantes».

Depois há ainda o Açoteia que poderá, tal como o F, ser assinalado de «outra forma porque é um evento que parte de uma ideia de vivência, e de consciencialização».

No comunicado do Conselho de Ministros lê-se que «neste contexto, impõe-se a proibição de realização de festivais de música, até 30 de Setembro de 2020, e a adoção de um regime de caráter excecional dirigido aos festivais de música que não se possam realizar no lugar, dia ou hora agendados, em virtude da pandemia».

O mesmo comunicado refere que para os espetáculos entre 28 de Fevereiro e 30 de Setembro, que não se realizem devido à pandemia está prevista «a emissão de um vale de igual valor ao preço do bilhete de ingresso pago, garantindo-se os direitos dos consumidores».

Entre os festivais de música no Algarve que já tinham anunciado o seu cancelamento, em 2020, encontra-se o Festival MED, de Loulé.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




 

Comentários

pub