Faro promete continuar a valorizar a EN2 no 75º aniversário desta estrada

Câmara dá exemplo do monumento a esta estrada que construiu na nova rotunda da Avenida Gulbenkian como uma das formas de valorizar esta estrada

A Câmara de Faro promete apostar em valorizar cada vez mais a EN2, via que celebrou ontem, dia 11, os 75 anos desde a sua classificação como Estrada Nacional.

Hoje, a velhinha EN2, que liga Chaves a Faro e tem uma extensão de 738,5 quilómetros, é um «património e produto turístico nacional» e é como tal que a autarquia farense se propõe a acrescentar valor a esta emblemática estrada.

Foi a pensar nisso que a Câmara de Faro aproveitou a construção de uma rotunda no cruzamento da EN2 com a Avenida Calouste Gulbenkian, dentro da cidade, para criar um monumento a esta estrada.

O «novo ponto de atratividade e visibilidade para o ponto de chegada da EN2» consiste numa «estrutura semi elevada, com dez metros de diâmetro, em que está desenhado, em calçada portuguesa, o número 738, que remete para o quilómetro final desta rota. Ao centro da rotunda, foi ainda recolocado o marco original da EN2, que ao longo dos últimos anos se tornou um símbolo para os viajantes que completam este mítico percurso que é cada vez mais um produto turístico nacional».

«No momento em que cumpre 75 anos de idade, a velha EN2 está hoje mais jovem do que alguma vez, foi sendo caminho para milhares de viajantes, que ao percorrerem os seus 738,5 quilómetros, tomam pulso ao País de lés a lés», segundo a Câmara de Faro.

«Faro pode ser o fim da viagem, ou o início, como preferirem e, no princípio ou no fim, aqui estaremos, confiantes no futuro e com um novo monumento, recém inaugurado, para melhor receber ou ver partir todos os viajantes», considera, por seu lado, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.

Esta estrada, que atravessa o País de ponta a ponta, pelo interior, passando por 11 distritos e 35 concelhos, foi registada no Plano Rodoviário Nacional a 11 de maio de 1945, cerca de 15 anos depois de terem começado a ser alcatroados troços de pedra e terra e constituídas as ligações necessárias para traçar esta rota histórica.

«Tendo em conta a sua extensão única na Europa e as paisagens tão diversificadas e deslumbrantes que atravessa, além das experiências sensoriais e da excelente gastronomia local que proporciona aos viajantes, esta estrada tem-se tornado um verdadeiro produto turístico e destino de eleição para quem quer conhecer a verdadeira essência e identidade do nosso País. Nesse sentido, tem sido comparada à Ruta 40 (Argentina) ou à emblemática Route 66 (Estados Unidos da América)», enquadrou a Câmara de Faro.

Comentários

pub