Farense reage à subida: «O gigante acordou»

Quanto às circunstância desta subida de divisão, o Farense diz que «não era seguramente esta a forma com que durante tanto tempo nos imaginámos celebrar»

Foto: Nelson Santos Ferreira

«O gigante acordou. A história desta instituição há muito que implorava por este momento. Subimos e chegámos a um lugar que é nosso por mérito próprio! Subimos porque fomos melhores». É assim que o Farense reage à promoção à I Liga de futebol, conhecida esta terça-feira, 5 de Maio. 

A decisão foi tomada pela Liga de Clubes numa reunião realizada esta manhã e já mereceu uma reação da parte do clube algarvio que, 18 anos depois, está de regresso ao principal escalão do futebol português.

«O sorriso com que hoje voltamos a colorir o rosto é completo pelas lágrimas de uma alegria 18 anos contida. Decisões de má memória exigiram desta instituição e das suas gentes uma força inumana que vemos agora capitalizada», lê-se.

O Farense diz que subiu de divisão por «mérito próprio» e «porque fomos melhores».

«Subimos porque das 24 jornadas disputadas, estivemos 22 em lugar de promoção. Subimos porque fomos a equipa em mais jornadas no 1º lugar. Subimos por mérito, por esforço, por trabalho e pelo grande amor que temos ao futebol e ao Sporting Clube Farense», realça o clube algarvio.

Quanto às circunstância desta subida de divisão, o Farense diz que «não era seguramente esta a forma com que durante tanto tempo nos imaginámos celebrar».

«Não era seguramente este o contexto ou conjuntura ideal, mas reconhecemos a coragem do Governo, da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol que, em circunstâncias de absoluta calamidade social e económica, tiveram a capacidade de procurar soluções equitativas e assumir decisões difíceis», consideram os algarvios.

O Farense também deseja «os maiores sucessos desportivos a todos os adversários que honraram esta liga e engradeceram este campeonato».

Nesse sentido, os algarvios, «tendo em conta a conjuntura atual», vão abdicar «do valor referente ao fundo de apoio aos clubes da Lida Pro, solidarizando-se agora e como sempre, a todas as instituições envolvidas».

«Esta conjuntura pode-nos roubar fogos de artificio, banhos de multidão e abraços sentidos, pode-nos roubar o brilho de uma época de excelência e o prazer de um festejo comum, mas não negará nunca o mérito deste grupo, nem calará o grito há 18 anos por dar. Aos que estão e aos que estiveram, atletas, equipa técnica, estrutura, sócios e adeptos: este momento é de todos vós, o gigante acordou!», conclui o comunicado.

Comentários

pub