Eurocidade do Guadiana quer ser «museu vivo»

Equipas técnicas de cultura e turismo dos três municípios estão a trabalhar em conjunto no projeto

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, os três municípios que compõem a Eurocidade Guadiana, estão a trabalhar num projeto para criar um «museu vivo» com «muitas das jóias do património material e imaterial» que os três concelhos possuem.

O Ayuntamiento de Ayamonte explica que, «diante da visão tradicional de criar um museu conjunto, a Eurocidade preferiu lançar a musealização de seu território, transformando as três cidades num grande museu vivo, que pode ser visitado por itinerários que têm continuidade entre os três municípios. Itinerários que articulam o seu património cultural e natural com a agenda cultural».

Segundo explica o município espanhol, «desta forma, um visitante que chega, por exemplo, a Vila Real de Santo António, pode fazer uma visita guiada interpretada pelos centros históricos dos três municípios, bem como outros itinerários temáticos ligados às atividades humanas do território, como a pesca ou a indústria do sal».

O objetivo passa por «oferecer aos visitantes passeios que destacam nossos valores comuns e promovem, além das relações culturais e comerciais, a coesão territorial e social».

As equipas técnicas de cultura e turismo dos três municípios já elaboraram uma proposta para os objetivos do “Território Museu” e, a partir de agora, esse processo será «acompanhado por empresas especializadas – escolhidas por meio de licitação pública – que serão responsáveis por moldar o resultado final».

A câmara de Ayamonte, lembra que os três municípios «trabalham desde 2013 para criar infraestruturas e formas de governança conjunta» e que «no campo da cultura e do património, a Eurocidade está determinada a inovar no planeamento e gestão dos seus recursos».

Ao longo do século passado, prossegue o município, «as relações comerciais entre as duas margens do rio foram importantes e, nas últimas décadas, o intercâmbio nas atividades de lazer aumentou, principalmente no setor de hospitalidade e no uso de praias, mas não noutras áreas como a cultura ou o aproveitamento dos espaços naturais».

O “Território do Museu” é uma ação contemplada no projeto EuroGuadiana 2020, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal Interreg V-A.

Comentários

pub