Entidades de Faro concertaram resposta à crise social causada pela pandemia

No 2º plenário do Conselho Local de Ação Social

O Conselho Local de Ação Social fez um ponto de situação das atividades desenvolvidas pelas entidades parceiras e das dificuldades sentidas por causa da pandemia de Covid-19, de modo a concertar a ação das cerca de três dezenas de entidades que participaram no 2º plenário deste conselho, no dia 6.

Na reunião, realizada por vídeo-conferência, foi abordado «o reforço do encaminhamento técnico às famílias para a resposta social disponível, seja na aquisição e transporte de bens na situação de carência económica e agilização de refeições já confecionadas em regime de take away», segundo a Câmara de Faro.

Por outro lado, foi feito o« balanço de outras iniciativas municipais, como a criação da linha telefónica de apoio gratuita 800 219 019 (em funcionamento todos os dias das 9h00 às 21h00), a rede temporária de apoio alimentar e os diversos apoios financeiros atribuídos às IPSS.

Outro dos temas abordados foi o alargamento do «Cartão Abem Dignitude, permitindo a mais famílias carenciadas aceder aos medicamentos prescritos e ao reforço da implementação do programa de teleassistência domiciliária para idosos em situação de vulnerabilidade social ou que se encontrem sozinhos durante uma parte significativa do dia/noite».

O encontro contou com a participação de cerca de três dezenas entidades, «tendo resultado num sentimento partilhado de profícua concertação de esforços, num espírito de cooperação e na consensual preocupação pela não duplicação dos apoios, sob o perigo de ficarem a descoberto situações graves de pobreza envergonhada».

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