Covid-19: Rastreios para além das creches, lares e prisões serão «equacionados no devido tempo»

Rastreio nas escolas onde a atividade letiva vai ser retomada não estão previstos

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o rastreamento a «outras situações», que não lares, prisões e creches, «será equacionado no devido tempo», admitindo que não está a ser ponderada alguma iniciativa junto das escolas que reabrem na segunda-feira.

«Temos feito, participado e acolhido rastreios de diversa ordem em função da sua pertinência e prioridade e neste momento a prioridade é a comunidade educativa que vai participar no retorno à atividade das creches em simultâneo com os lares e o contexto prisional. Outras situações serão equacionadas», afirmou Graça Freitas.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entregou hoje no parlamento uma petição com 4.500 assinaturas a exigir a realização de testes de despistagem da doença Covid-19 a toda a comunidade escolar que na próxima semana deverá regressar às escolas.

No fim de semana, a Fenprof lançou uma petição exigindo a realização de testes a professores, alunos e funcionários e em apenas três dias conseguiu recolher as quatro mil assinaturas necessárias para levar o tema a debate no plenário da Assembleia da República.

Apesar de a petição ter sido entregue, a estrutura representativa dos professores vai continuar a recolher assinaturas, «que serão acrescentadas posteriormente e também, na qualidade de abaixo-assinado, e entregues ao Governo».

Confrontada com este apelo, a diretora-geral da Saúde, que falava aos jornalistas na habitual conferência de imprensa diária de ponto de situação sobre a pandemia covid-19 em Portugal, disse, no entanto, que «o Ministério da Saúde apoia rastreios que têm uma mais valia no sentido de poder identificar casos positivos e retirá-los do circuito» e que «outras situações serão equacionadas no devido tempo».

Graça Freitas aproveitou para fazer um ponto de situação sobre os rastreios em curso, apontando que o plano aos lares, onde reside «uma população muito vulnerável», está a ser feito em colaboração Ministério do Trabalho e Segurança Social, autarquias e academias, estando «a terminar».

«Estão a decorrer, com o Ministério da Justiça a encabeçar o plano, rastreios em contexto prisional. E nas creches, estão em curso uma vez que a atividade das creches vai ser retomada e os meninos pequeninos precisam de proteção especial», referiu.

Comentários

pub