Covid-19: Governo alerta que “desconfinar não é abrandar”

Membro do Governo lembra que a epidemia ainda não acabou

O secretário de Estado da Saúde alertou hoje que a epidemia «não acabou» e que «desconfinar não é abrandar», destacando a tendência do aumento da realização de testes de diagnóstico de Covid-19.

«A epidemia não acabou, desconfinar não é abrandar. Regresso aos fluxos das nossas vidas não pode e não deve por em causa o caminho que foi feito até aqui com grande sacrífico pessoal de todos os portugueses», disse António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

O secretário de Estado ressalvou que «nunca é de mais relembrar» que o sucesso «depende de todos e de cada um» e da «capacidade de respeitar o outro e as regras que se aplicam a todos».

O governante avançou também que foram realizados mais de meio milhão de testes de diagnóstico de Covid-19 em Portugal, tendo sido feitos em Abril uma média de cerca de 11.500 por dia.

«De 1 a 06 de Maio a média foi de mais 12.400 testes por dia, pelo que se mantém a tendência do aumento de testagem», frisou.

Questionado sobre o funcionamento da linha telefónica SNS 24, o secretário de Estado referiu que, na quinta-feira, recebeu 6.742 chamadas e atendeu 5.432, sendo o tempo médio de espera de 44 segundos.

«Há uma normalização desta linha o que é um bom indicador de uma retoma de confiança», precisou.

 

 




Comentários

pub