Covid-19: 3º caso em São Brás de Alportel aponta para nova cadeia de contágio ativa

Presidente da Câmara diz que contágio aconteceu no concelho

 

 

São Brás de Alportel pode ter uma nova cadeia de contágio de Covid-19 ativa. Quem o afirma é Vítor Guerreiro, presidente da Câmara, após o anúncio, este sábado, do 3º infetado pelo novo coronavírus no concelho, depois de semanas sem que aí houvesse nenhum caso ativo.

Contactado pelo Sul Informação, Vítor Guerreiro revelou que se trata de um homem «na casa dos 60 anos», que está internado no Hospital de Faro, onde se terá dirigido diretamente, acabando por ser diagnosticado com a doença.

«A nossa preocupação é que possa haver aqui uma nova linha de contágio, tendo em conta que o homem trabalhava no concelho e não saiu de cá. Dessa forma, o contágio teve de ter acontecido em São Brás», acrescentou o edil são-brasense.

O homem «tinha cerca de 20 pessoas na rede de contactos mais diretos, que já foram identificadas e estão em isolamento. Amanhã vão todas fazer o teste», disse ainda.

 




Segundo o nosso jornal apurou, o homem será um funcionário da autarquia que faz trabalho no exterior, que até já estaria em casa há vários dias, por se sentir doente.

Entretanto, a Câmara de São Brás de Alportel publicou na sua página de Facebook um comunicado, onde levantou a hipótese de «estar ativa uma cadeia de contágio na nossa comunidade» e pedindo cuidados extra à população.

Este é, em termos acumulados desde a pandemia, o terceiro caso de Covid-19 registado entre habitantes de São Brás de Alportel. O novo infetado já se encontra refletido, desde ontem, sábado, na lista publicada diariamente pela Direção Geral de Saúde, no seu boletim diário.

O primeiro a ser diagnosticado com Covid-19, a 29 de Março, foi um homem que tinha estado em Espanha semanas antes. O homem cumpriu, desde cedo, um confinamento voluntário e teve muitos poucos contactos.

Poucos dias depois, uma idosa de 89 anos que estava internada no Hospital de Faro para realizar uma operação, contraiu o vírus quando estava na unidade hospitalar. A senhora não saiu mais do hospital, onde acabou por falecer.

Já o homem são-brasense que também estava infetado acabou por recuperar, tendo sido dado como curado no dia 25 Abril. Desde então, que não havia casos ativos em São Brás de Alportel.

«Esta situação exige-nos redobrados cuidados», avisou o edil num post publicado na página de Facebook da Câmara de São Brás de Alportel, onde também apela a um reforço de «todos os esforços na prevenção».

«É imprescindível o uso da máscara, a lavagem das mãos, o distanciamento físico de 2 metros e todos os cuidados de segurança. Travar o contágio depende de todos», salientou Vítor Guerreiro.

 

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




Comentários

pub