Coordenador regional do combate à Covid-19 visitou Monchique e Lagos

Objetivo das visitas é fazer um balanço do trabalho realizado até ao momento a nível local, regional e nacional

O secretário de Estado José Apolinário visitou ontem à tarde, na qualidade de coordenador regional do combate à Covid-19, o concelho de Lagos, nomeadamente a Zona de Apoio à População (ZAP) instalada no Pavilhão Municipal e ao Posto de Comando Municipal.

O presidente da Câmara Hugo Pereira guiou a visita à ZAP do Pavilhão Municipal de Lagos, a qual tem uma capacidade para 250 camas, das quais 150 em quarto individual.

No total, a cidade está dotada de cerca de 600 camas para alojamento dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, «cuja mobilização para o serviço de prontidão obste a que possam regressar às suas casas, sendo ainda destinadas à população em geral no que respeita ao isolamento preventivo (casos suspeitos de Covid-19) e ao isolamento efetivo», explica a Câmara de Lagos em nota de imprensa.

Também nas áreas rurais do concelho foram criados espaços com camas para atender aos casos que possam surgir: em Bensafrim estão disponíveis 12 camas; em Barão de São João 16 camas; em Espiche, no Parque de Campismo Turiscampo, estão disponíveis 130 casas (bungalows); e em Odiáxere (no Clube Desportivo e na Sede do Rancho Folclórico) foram criadas zonas com 40 camas.

Acompanharam a visita o Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, o tenente-coronel oficial de ligação às forças armadas, o presidente da Câmara Municipal e demais elementos da Subcomissão da Proteção Civil de Lagos, designadamente membros do Executivo Municipal e presidentes de Junta de Freguesia, os Comandantes da PSP, GNR e Autoridade Marítima, Coordenador Municipal da Proteção Civil, Comandante da Polícia Municipal e Delegada de Saúde.

No encontro em Lagos, foram ainda debatidas as expectativas, medidas e principais preocupações relativas à próxima fase, a de desconfinamento gradual, que irá ter início a partir de segunda-feira, dia 4.

Antes, José Apolinário tinha já visitado os concelhos de Monchique, Aljezur e Vila do Bispo.

Em Monchique, o presidente da Câmara Rui André mostrou à comitiva do secretário de Estado a estrutura local e as ações que estão a decorrer, no combate à propagação da Covid-19 no concelho, assim como todo o trabalho nos mais variados domínios.

A reunião contou ainda com a presença do comandante Nuno Pereira, do Posto da GNR de Monchique, assim como dos vereadores permanentes do Executivo Municipal, Arminda Andrez e José Manuel Chaparro .

«No dia do Trabalhador, ocasião também para reconhecer e agradecer a todos os Colaboradores do Município e de todas as estruturas que connosco colaboram para que a ajuda chegue a quem mais precisa neste momento difícil que possamos», salientou Rui André num post no seu Facebook.

Os objetivos destas visitas são fazer um balanço do trabalho realizado até ao momento a nível local, regional e nacional.

 

 




Comentários

pub