Com máscaras e distância de segurança se lutou pelos trabalhadores em Faro

«Há famílias já a passar muito mal. Era necessário sair à rua para denunciar tudo isto e dizer que estamos aqui para lutar pelos direitos dos trabalhadores»

Neste 1º de Maio, nas tradicionais comemorações da CGTP, em Faro, dos altifalantes saiu música de intervenção, mas também apelos para que as cerca de 100 pessoas presentes mantivessem sempre a distância de segurança. 

A União de Sindicatos do Algarve prometeu e cumpriu. A mais de dois metros uns dos outros e equipados com máscaras e luvas, uma centena de sindicalistas assinalou o Dia do Trabalhador, na rotunda do Fórum Algarve.

«Era muitíssimo importante estar aqui hoje, não só porque se comemoram os 130 anos do 1º de Maio, mas por causa dos atropelos a que os trabalhadores algarvios têm sido sujeitos», afirmou António Goulart, da União de Sindicatos do Algarve, aos jornalistas.

Segundo este responsável, além dos desempregados, há «milhares de trabalhadores em lay-off» e «centenas com salários em atraso».

No fundo, os trabalhadores estão, na opinião de António Goulart, a ser «atacados de forma brutal».

Apesar de ainda não haver dados dos trabalhadores em lay-off, este será um número «muitíssimo elevado», garantiu.

«O patronato da região quer o prolongamento do lay-off até final do ano, ou seja: querem trabalhadores muitos meses com redução de salário», denunciou António Goulart.

«Os trabalhadores da hotelaria têm salários muito baixos e vão ficar com salários de 635 euros, numa situação muito difícil. Ainda a Covid-19 não tinha chegado e já tínhamos patrões a despedir trabalhadores no período experimental, muitos deles não têm subsídio de desemprego», disse ainda.

Nesta equação, o Algarve tem «a particularidade de o desemprego ter subido mais de 40%».

«Há famílias já a passar muito mal. Era necessário sair à rua para denunciar tudo isto e dizer que estamos aqui para lutar pelos direitos dos trabalhadores, para que o drama pelo qual estamos a passar não o seja também do ponto de vista social», concluiu.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




 

Comentários

pub