Cineclubes de vários pontos do país juntaram-se para criar Cine-Conversas, através do Whatsapp, com o objetivo de, todas as quartas-feiras de Maio, a partir das 17h00, debater filmes selecionados.
Impulsionadas pelo Cineclube de Faro, «as Cine-Conversas promovem, em tempos de confinamento e distanciamento social, a proximidade cineclubista no espaço nacional. Os Cineclubes Portugueses de várias cidades, como Coimbra, Guimarães, Tavira, Tomar, Torres Novas, Viana do Castelo e Vila do Conde, uniram-se para esta iniciativa e durante o mês de Maio irão conhecer e debater as especificidades do cinema contemporâneo iberoamericano».
A programação desta ação realizada em rede foi elaborada considerando Maio o mês do público. O dia 10 tem sido internacionalmente celebrado sob a designação de ‘dia do público’ com base em acontecimentos históricos (A revolta de Astor Place, New York, 1849) e em deliberações nos encontros da Federação Internacional de Cineclubes (Carta dos Direitos do Público, Tabor, 1987, entre outros).
Todas as quartas-feiras, às 17h00, o público reúne-se em espaço virtual para debater a filmografia seleccionada. O acesso é privilegiado aos cineclubistas nacionais, mas não é exclusivo.
«O Cineclubismo além de formar criticamente e promover a partilha de experiências entre o seu público, também tem como missão a disseminação da literacia fílmica a todos os interessados», diz a organização.
Os participantes devem ver os filmes antes da hora marcada. Para participar deverá contactar o email [email protected].
Os filmes selecionados podem ser visto aqui.
Programação:
13 de Maio
BS. AS., de Alberte Pagan
Espanha, 73’, 2006
20 de Maio
Cuando me Toque a Mí, de Victor Arregui
Equador, 93’, 2006
27 de Maio
Sensaciones, de Viviana Cordero
Equador, 90’, 1991
Comentários