Câmara Municipal entrega viseiras e máscaras comunitárias para “Proteger Monchique”

Máscaras à população serão entregues por correio

A Câmara de Monchique começou a entregar, esta segunda-feira, dia 4 de Maio, viseiras, máscaras e luvas pelo comércio local e também vai distribuir máscaras comunitárias reutilizáveis por toda a população, no âmbito do programa Proteger Monchique.

A iniciativa «visa preparar a comunidade para a gradual abertura do espaço público e da vida social depois do período de confinamento, decretado pelo Estado de Emergência e na sequência da pandemia de Covid-19».

A autarquia pretende «ajudar a sua população a voltar à normalidade com segurança».

No âmbito deste programa, explica a Câmara de Monchique, «além do reforço na desinfeção dos espaços públicos em todo o concelho», começaram «a ser distribuídas viseiras, máscaras e luvas por todo o comércio local, que reabriu neste primeiro dia da chamada “nova normalidade”, protegendo assim os cidadãos que no exercício da sua atividade comercial tenham contacto com o público».

Foi o próprio Rui André, presidente da Câmara de Monchique, que se deslocou às lojas reabertas para entregar os kits, «agradecendo aos comerciantes e demonstrando a sua total disponibilidade, bem como dos técnicos da autarquia em colaborar e ajudar neste momento particularmente difícil».

Por outro lado, esta semana vão também começar a ser distribuídas máscaras comunitárias reutilizáveis por toda a população, «sendo que estas chegarão ao domicílio de todos pelo Correio, garantindo todas as condições de segurança e de higienização, mantendo as pessoas em casa».

A autarquia prevê que, «durante as próximas semanas, todos os habitantes do concelho recebam pelo menos uma máscara de proteção individual em sua casa».

As máscaras oferecidas à população foram adquiridas pela Câmara Municipal «a uma empresa certificada para o efeito e os tecidos utilizados têm a garantia de qualidade, podendo ser reutilizadas pelo menos 50 vezes se devidamente lavadas após cada utilização», garante a autarquia.

A Câmara de Monchique realça que «decorrente da declaração do estado de calamidade pelo Governo e das medidas de desconfinamento a implementar, passa a ser obrigatório o uso de máscaras por parte dos cidadãos para frequência de alguns espaços».

«Na ausência de um programa generalizado de oferta de máscaras por parte do Governo, assim como da dificuldade de acesso a este bem, entendeu a Câmara Municipal de Monchique que deveria, uma vez mais apoiar a sua população, salvaguardando assim a proteção de cada um dos seus munícipes, bem como de toda a comunidade», acrescenta o Município.

A auarquia destaca que «esta distribuição de Equipamentos de Proteção Individual a toda a população é feita numa fase importante do processo de desconfinamento, pelo que o ato da entrega será uma oportunidade para serem passadas aos cidadãos importantes mensagens de sensibilização sobre comportamentos a ter nesta nova altura da luta contra a pandemia e, muito particularmente, sobre os cuidados a observar na utilização e manuseamento do material distribuído».

Além da distribuição dos kits, a Câmara de Monchique constituiu uma equipa multidisciplinar para dar apoio técnico às empresas «neste momento difícil em que é necessário alterar procedimentos, adaptar espaços e adequar um conjunto de metodologias às novas exigências sanitárias e que permitam aos comerciantes e aos seus clientes, manter a distância social recomendada e garantir os níveis de segurança exigidos».

A autarquia de Monchique adquiriu também «equipamentos de tratamento ambiental permanente para o ar e superfícies», que vai disponibilizar às empresas para ajudar no processo de reabertura e higienização dos espaços.

Segundo a Câmara Municipal, «estes equipamentos à base de ozono, realizam uma ação corretiva e preventiva de todo o género de contaminação ambiental do ar» e vão ser usados «na retoma gradual laboral nos vários locais de trabalho e viaturas do Município, incluindo
escolas e creche municipal».

Para Rui André, «a melhor forma de encarar o futuro, ainda incerto quanto ao combate a este vírus, e o regresso à normalidade que todos desejamos, é mesmo continuarmos a adotar uma postura responsável e de respeito pelas regras determinadas pelas autoridades locais e de saúde».

A Câmara Municipal de Monchique, segundo o autarca, «estará sempre ao lado da sua população e dos seus empresários para ajudar a minimizar os efeitos desta pandemia e a fazer tudo o que está ao seu alcance para proteger a comunidade e cada um dos seus munícipes perante esta ameaça. Reitero por isso o dever cívico que todos devem continuar a respeitar, reduzindo ao máximo os comportamentos de risco, uma vez que o concelho e a sua população tem dado um excelente exemplo de cidadania e solidariedade que temos todos o dever de continuar a construir».




Comentários

pub