Câmara de Faro aprova proposta do PS para salvaguarda da Festa da Pinha

Socialistas propuseram a solicitação do reconhecimento deste evento como Património Cultural Imaterial

Imagem de Arquivo – Foto: Pedro Barros

Foi aprovada por unanimidade uma proposta dos vereadores do PS na Câmara de Faro para pedir o reconhecimento da Festa da Pinha de Estoi como Património Cultural Imaterial e o seu registo no Inventário Nacional.

Os vereadores da oposição propuseram em Reunião de Câmara que seja feito à Direção-Geral de Património Cultural o pedido «de proteção legal para salvaguarda da Festa da Pinha a Património Cultural Imaterial e o seu registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial».

A proposta reuniu o consenso, com os vereadores da coligação PSD/CDS-PP/MPT, em maioria neste órgão, a votar favoravelmente.

Os vereadores socialista consideram que Faro,enquanto capital algarvia e líder de uma candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, «deverá investir numa estratégia de desenvolvimento diferenciadora, de geração de atratividade e de riqueza para o concelho, assente em formas de desenvolvimento sustentáveis, como a valorização do seu património e identidade cultural local, o qual se reflete, do passado para o futuro, na identificação, salvaguarda e promoção dos valores territoriais, ambientais, históricos, culturais, sociais e económicos».

 




 

Desta forma, surgiu a ideia de pedir o reconhecimento da Festa da Pinha, «também chamada de “Festa dos Almocreves” ou “Festa da Nossa Senhora do Pé da Cruz”, padroeira dos Almocreves», como património cultural imaterial.

Este evento realiza-se anualmente no dia 2 de Maio «e tem o seu auge numa romaria entre Estoi e o pinhal do Ludo (Parque Natural da Ria Formosa)».

«Esta festa constitui um valioso património cultural imaterial, a salvaguardar e a valorizar, uma vez que se traduz numa festividade de cariz religioso-pagão, multisecular e singular, única na região do Algarve e no país», defende o PS.

Os socialistas falam, ainda, numa «festividade popular com grande expressão artística e performativa, que manifesta forte vivacidade e participação da comunidade estoiense, que, pelo seu caráter distinto, atrai centenas de visitantes. Uma verdadeira sagração e celebração da Primavera!».

«Viva a Pinha!», concluem os vereadores do PS na Câmara de Faro, na proposta que foi aprovada, numa referência ao grito de celebração usado pelos estoienses durante a romaria de 2 de Maio.

Comentários

pub