Biblioteca de Faro reabre portas a 1 de Junho

A Biblioteca Municipal de Faro encerrou as suas instalações no dia 17 de Março

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa reabre as suas portas ao público a partir da próxima segunda-feira, 1 de Junho, num horário reduzido, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h30.

Nesta fase de adaptação ao desconfinamento progressivo, os serviços estarão condicionados de forma a assegurar o mínimo de risco de contágio e propagação do vírus e serão seguidas todas as orientações da Direção-Geral de Saúde e partilhadas pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas em termos de segurança sanitária, higienização do espaço e do material documental, assim como será garantido o distanciamento social entre os utentes.

Como medida de segurança, o acesso aos setores, serviços e estantes será sempre orientado pelos técnicos da biblioteca e a permanência terá um limite máximo de 1 hora, assim como a utilização dos computadores.

Só serão permitidas 28 pessoas em simultâneo, distribuídas pelos diferentes espaços. Não será disponibilizada a leitura de periódicos (jornais e revistas) e, após a consulta, os livros deverão ser depositados nos locais apropriados.

Todos os documentos devolvidos e consultados serão sujeitos a um período de quarentena de 9 dias. Não se aceitam doações de documentos nem se realizam empréstimos interbibliotecas.

Será privilegiado o serviço de empréstimo domiciliário em regime de take away, já iniciado no dia 11 de Maio, e que mantém as condições especiais de cinco livros pelo prazo de 30 dias não renováveis.

Para proceder ao empréstimo o leitor pode aceder ao catálogo no endereço biblioteca.cm-faro.pt e escolher as suas preferências literárias, contactar-nos pelo e-mail bemprestimo@cm-faro.pt ou pelo telefone 289 870 000 e indicar o título e autor dos livros que pretende requisitar, identificando-se com o seu nome completo e n.º de leitor da Biblioteca.

Os livros poderão ser levantados em data e hora agendada. As devoluções dos documentos em atraso não terão penalizações, desde que entregues até dia 5 de Junho.

Como forma de diminuir a possibilidade de propagação da Covid-19, todos os postos de atendimento encontram-se apetrechados com uma barreira de proteção acrílica e foram reforçadas as medidas de higienização das áreas frequentadas pelo público, nomeadamente das mesas, cadeiras, teclados e monitores dos computadores de acesso à Internet, maçanetas de portas, casas de banho e zonas de passagem.

A Biblioteca Municipal de Faro encerrou as suas instalações no dia 17 de Março, em virtude da pandemia da Covid-19, de acordo com as regras impostas pelo Estado de Emergência, de distanciamento social e confinamento.

Durante este período, os funcionários têm estado em teletrabalho a desenvolver iniciativas para a comunidade recorrendo à sua página de Facebook, visando a promoção da leitura e acesso à informação e cultura.

Desse rol, destaca-se a Hora do Conto, de segunda a sexta-feira, às 18h00, e ao sábado às 16h00, atividades que irão manter-se até serem retomadas as ações presenciais.



Comentários

pub