Bandas ao Figuras vai mostrar o melhor das bandas algarvias

Este é um novo projeto do Teatro das Figuras

Chama-se “Bandas ao Figuras” e será um ciclo de 12 concertos, transmitidos online durante o mês de Junho, dedicado em exclusivo a bandas musicais algarvias e, de preferência, de Faro.

Este é um novo projeto do Teatro das Figuras, espaço onde os concertos serão gravados e transmitidos.

O objetivo desta iniciativa é «dar visibilidade às bandas da região envolvidas, apoia-las financeiramente, face ao momento crítico que o setor da cultura, a região e o país atravessam e permitir que o público tenha acesso a concertos online».

Quanto ao balanço de outras medidas de apoio, tomadas nesta altura de pandemia da Covid-19, no âmbito do ciclo Emergente, residências artísticas realizadas na própria casa ou ateliê dos artistas, cujo resultado será apresentado em 2021, foram aprovadas 18 candidaturas, 7 das quais na área das artes visuais, 4 em teatro, 4 em dança, 2 na área da música e 1 no vídeo.

O ciclo Figuras em Casa tem levado ao público, espetáculos e performances realizados a partir da casa dos artistas e transmitidos em direto através das plataformas digitais do Teatro das Figuras. Foram aprovadas 25 candidaturas, com maior expressão na área musical, mas também no teatro, performance e novo circo.

Este sábado, dia 23, o projeto musical Galopim apresenta-se às 21h30 e o Dj Christian F, às 23h00.

Na próxima semana, o ciclo encerra com a atuação de Esfinge, Os Três Virtudes projeto de circo contemporâneo da Casa das Virtudes e Burning Man on the Sofa pelos The Wax Flamingos.

Para o projeto cultural “O papel da arte em tempo de crise!”, que pretende através do olhar e criatividade dos artistas, ajudar a comunidade a entender e ganhar uma nova perspetiva sobre este momento de crise, foram aprovadas 15 candidaturas em áreas tão diversas como o vídeo, o áudio, as artes visuais, a fotografia, a dança e a ilustração.

Além destas medidas, o Teatro das Figuras tem dado continuidade à programação dedicada ao público infantojuvenil, com a realização dos Concertos Explicativos. Sempre ao domingo, e já no próximo dia 24, apresenta Os Cantos da Casa de João Fonseca (João Violão), no dia 31 As Máquinas Também Fazem Música de Miguel Neto e as Estórias da Rosa Curiosa, de Tânia Silva, no dia 7 de Junho.

O ciclo de palestras “Vidas com Arte” pretende dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de rtistas já com créditos firmados no panorama nacional. Tendo começado no dia 15 de Maio com o criador e marionetista Igor Gandra, recebe no dia 29 o dramaturgo Jorge Louraço Figueira e, em Junho, os criadores Luís Castro, no dia 12, e Tiago Cadete, no dia 26.

Também as propostas formativas, destinadas a vários públicos, continuam a decorrer online. A Oficina de Dramaturgia, que teve início no dia 14 de Maio, permite ao público, oriundo de vários pontos do país, realizar uma ação de formação orientada pelo jornalista, dramaturgo, ator e encenador Rui Catalão.

O Clube de Leitura Dramática, orientado pelo ator, encenador e dramaturgo Pedro Fiuza, já se reúne semanalmente e prevê a possibilidade de apresentação de leituras encenadas em 2021.

No final do mês (dia 29) terá início uma oficina destinada a jovens, em que sob o mote Cria o teu Beat, o DJ e produtor Rafael Correia (GIJoe/Sickonce) pretende dar ferramentas aos jovens para que consigam construir instrumentais de qualquer género musical em software profissional.

Para mais informações sobre programação, bem como os formulários de candidatura, pode clicar aqui.

 



Comentários

pub