Azeite Monterosa recebe medalhas de Ouro e Prata em Nova Iorque

Visitas à quinta serão retomadas em Junho

Foto de arquivo

O Azeite Virgem Extra Monterosa, produzido em Moncarapacho, venceu duas medalhas de ouro e duas medalhas de prata, no New York International Olive Oil Competition, que decorreu no passado dia 15 de Maio.

Nesta edição do concurso, «o maior e mais prestigiante concurso internacional de azeites», participaram 900 azeites de 26 países e o azeite Monterosa voltou a ser distinguido.

Desta vez, o azeite algarvio conquistou duas medalhas de ouro para os monovarietais Monterosa Premium Picual e Monterosa Premium Cobrançosa e duas medalhas de prata para o monovarietal Monterosa Premium Maçanilha e para o Monterosa Premium Selection, que contempla uma mistura de variedades.

Este é o oitavo ano consecutivo que os Azeites Monterosa conseguem alcançar o ouro em Nova Iorque.

«Neste momento delicado e difícil para a maioria das empresas e mercados à escala mundial, como consequência da crise da Covid-19, estes prémios têm um sabor ainda mais especial e dão-nos força para enfrentar o presente e o futuro próximo com motivação e confiança e são uma vez mais o reconhecimento da qualidade e da excelência que os nossos azeites de quinta produzidos no Algarve têm a nível internacional», afirma José Dâmaso, diretor da empresa.



Além da produção e comercialização de azeite, o Monterosa aposta também desde 2016 no olivoturismo, abrindo as portas do seu olival, lagar e sala de provas aos interessados pelo apaixonante mundo da oliveira e do azeite.

«Em 2019 atingimos a marca dos 4.800 visitantes», afirma José Dâmaso.

O objetivo da empresa passa por «mostrar como se faz azeite virgem extra de quinta de alta qualidade na região do Algarve. Um guia multilinguístico formado como provador de azeites pelo Instituto Superior de Agronomia acompanha os visitantes durante aproximadamente uma hora e meia e dá-lhes a conhecer a história milenar da oliveira, o processo específico Monterosa no que respeita ao cultivo do olival, a apanha da azeitona e a moagem no antigo lagar romano, que hoje em dia foi adaptado com tecnologia moderna», explica a empresa algarvia.

«Segue-se o momento mais esperado da visita, a degustação. Após uma explicação de como provar e apreciar um azeite virgem extra, o visitante é convidado a escolher entre os quatro monovarietais Monterosa e um Selection Monterosa, quais deseja provar. A intensidade do frutado no nariz, a delicadeza do amargo na boca, o ligeiro picante na garganta e um fim de boca com uma persistência de frutos secos, fazem deste perfeito equilíbrio aquilo a que os visitantes no final designam por um verdadeiro sumo de azeitona virgem extra», acrescenta.

Estas visitas guiadas, que estiveram interrompidas, vão ser retomadas em Junho, «com todas as medidas de higienização e segurança necessárias. Será possível a marcação de visitas privados ou consultar os horários das visitas regulares de grupo (no máximo até 10 participantes) no site Monterosa».

Comentários

pub