Autarca de Albufeira quer fim das portagens para o Algarve no Verão

Rolo apelou a que o Aeroporto de Faro esteja também fortemente atento à segurança sanitária dos turistas

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, pede ao Governo que sejam abolidas as portagens para o Algarve durante o Verão. 

O autarca, que falava no âmbito da 3ª conferência de um ciclo subordinado ao tema “Como o Algarve se prepara para o Verão”, defendeu que o Governo deveria isentar as «portagens logo a seguir à Ponte 25 de Abril e na A22».

José Carlos Rolo disse que «esta situação não diz respeito ao Algarve unicamente, mas a todo o país. Este Verão é esperado por todos pois será o arranque de um dos mais importantes setores da economia de Portugal».

A par disso, o autarca apelou a que o Aeroporto de Faro esteja também fortemente atento à segurança sanitária dos turistas.

«Não pode haver uma única prevaricação, por parte de ninguém», disse o autarca, defendo que a situação exige «uma atitude racional, mas sem esquecer o lado emocional das pessoas: são as suas férias e é uma altura de tranquilidade e relaxamento, e tudo isso pode ser feito desde que se sigam algumas das recomendações».

«A responsabilidade de cada um é fundamental», acrescentou.

Nesta conferência, o presidente da Câmara de Albufeira salientou que o Algarve «tem sido um bom exemplo de boas práticas encetadas numa região, conforme se vê pelos dados da DGS, cujos números não são dramáticos, em relação aos das restantes regiões do país» e que o Verão vai exigir de todos, entidades, empresas e cidadãos, uma responsabilidade acrescida para manter o nível de segurança sanitária na região.

«Há dois aspetos fundamentais e um é o da segurança nas ruas e nas praias. O outro tem a ver com a segurança sanitária das pessoas, pelo que vamos fazer uma grande campanha de sensibilização junto das pessoas que nos visitam para que respeitem as indicações da DGS», defendeu o autarca.

Esta campanha arranca com a época balnear, a 6 de Junho e todos os concessionários estão já preparados para este arranque em segurança, tendo o Município de Albufeira reunido com todos eles na passada segunda-feira.

Em Albufeira, município que já investiu 4 milhões no combate à Covid-19, a par das ações de informação e sensibilização turista a turista, haverá um reforço de higienização do areal, bem como de fiscalização das praias, estando já prontas as equipas para que isso aconteça.

«Estamos no caminho da qualidade e da excelência para que o Verão ainda venha a ser um período positivo e os Municípios têm tido um papel fundamental», considerou.

O presidente do Município falou ainda dos cuidados que Albufeira tem tido com a qualidade das suas praias, bem como de todas as medidas encetadas e em todas as frentes, desde instituições, espaços públicos, apoios sociais e outros.

A animação de Verão foi outro dos pontos focados, tendo José Carlos Rolo salientado que «temos um conjunto de propostas, com muita imaginação, pois estamos numa situação diferente, o que também exige novas formas e novas oportunidades. O digital e a rua vão ser os meios privilegiados, assim como a formação. Vamos privilegiar a frequência de diversos cursos em Albufeira para que todos se adaptem aos novos tempos».

«Vai ser um Algarve com mais qualidade», referiram todos os intervenientes desta conferência, ligados essencialmente à hotelaria e estruturas voltadas para o turismo, estando os mesmos já preparados para higienização de quem entra e de quem parte, bem como de todos os espaços.



Comentários

pub