Associação de Guias Intérpretes do Algarve apresentou Guia de Boas Práticas à RTA

Agigarve celebrou ontem o terceiro mês da sua constituição

A Agigarve – Associação de Guias Intérpretes do Algarve apresentou ontem, dia 21, em reunião virtual com a Região de Turismo do Algarve (RTA), o seu Manual de Boas Práticas Covid-19, que irá servir como instrumento de trabalho de todos os Guias Intérpretes sedeados na região algarvia.

Na reunião, que decorreu por videoconferência, participaram João Fernandes, presidente da RTA, Duarte Padinha, diretor de Departamento Operacional, bem como, por parte da Associação, Cristina Marreiros, presidente da direção, Fátima Mateus e Armanda Manjua Leal.

Além da apresentação oficial da Agigarve, criada há apenas três meses, «foram abordados diversos temas que visam não só a colaboração presente e futura entre os dois organismos, de modo muito próprio a promoção conjunta do destino Algarve, como também e nesta fase particular a conjuntura pós Covid-19».

No seu Manual, a Agigarve começa por salientar que «o Turismo tem sido nos últimos anos um motor de desenvolvimento na economia portuguesa», mas «esse motor atravessa agora um período de paragem, quase absoluta, devido à Covid-19».

«Aos poucos, prevê-se o desconfinamento e o regresso das várias actividades a uma nova normalidade, cheia de normas e regras que visam prevenir os perigos de contaminação e disseminação do vírus», acrescenta.

Na atividade turística, «esse regresso ao ativo vai ser feito na mesma medida e com a agravante de lidarmos com pessoas de várias nacionalidades, classes e escolaridade, com diferentes perceções dessas mesmas regras e normas, o que faz com que, quem trabalha nesta área, tenha que se adaptar, também, ao cliente e percecionar a melhor maneira de fazer passar a mensagem».

O Guia-Intérprete, «profissional de Informação Turística qualificado e atualizado sobre os vários temas que compõem a nossa vivência, tem também que, conscientemente, estar preparado para os desafios que as novas realidades, resultantes da Pandemia Covid-19, nos trazem».

Por tudo isso, foi desenvolvido pela associação este Guia de Boas Práticas, que pretende ser «uma ajuda para podermos desempenhar o nosso trabalho de forma mais consciente, prevenindo e minimizando os riscos higiénico-sanitários associados».

A Agigarve celebrou ontem o terceiro mês da sua constituição, uma vez que foi criada a 21 de Fevereiro passado, Dia Internacional do Guia Intérprete.

A associação visa «a promoção, o desenvolvimento, a divulgação e o incentivo da profissão de Guia-Intérprete, assim como de outras profissões de informação turística, e a contribuição para o prestígio e dinamização do Turismo, mediante a cooperação recíproca entre profissionais, empresas e organismos correlacionados».

 

 




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