Associação de Futebol do Algarve solidária com luta do Olhanense

AFA congratula o Moncarapachense pela subida ao Campeonato de Portugal e também deixa mensagem de força ao Portimonense

A Associação de Futebol do Algarve (AFA) manifestou, esta sexta-feira, 8 de Maio, a sua solidariedade com o Olhanense, que ficou excluído da subida à II Liga de futebol, e deu também os parabéns ao Farense pelo regresso à I Liga.

A AFA diz que, «de forma firme e coerente», está ao lado do Olhanense que «entendemos estar a ser prejudicado com a decisão menos feliz de todas aquelas que foram tomadas até agora pelas entidades competentes».

Em causa está o facto de os algarvios, que lideravam a série D do Campeonato de Portugal aquando do cancelamento das competições, terem sido excluídos da subida à II Liga de futebol.

Vizela (60) e Arouca (58). foram os clubes indicados por terem maior número de pontos. O Olhanense tinha 57.

A AFA diz compreender que «este é um período de resoluções difíceis e que, por isso, deverá existir um maior diálogo entre todas as partes envolvidas».

«Queremos claramente expressar que temos ainda a esperança de que o Governo permita a realização de um play-off na Cidade do Futebol entre as oito equipas primeiras classificadas nas respetivas séries do Campeonato de Portugal ou, em alternativa, entre as quatro líderes, de forma a apurar-se, dentro de campo, as duas coletividades a ascenderem à LigaPro (II Liga)», acrescenta.

Caso não seja possível esta realidade, a Associação de Futebol do Algarve defende «a ascensão dos clubes que se encontram na liderança das quatro séries, permitindo a subida do nosso filiado Sporting Clube Olhanense Futebol SAD e do Sport Clube Praiense, Futebol SAD – as duas únicas equipas das competições do futebol sénior português que se encontravam em primeiro lugar nas respetivas tabelas classificativas e que não foram promovidas».

Essa seria a maneira de reconhecer «a meritocracia».

«Continuaremos, com todo o empenho, a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudarmos a concretizar esse desfecho», garante a AFA.

No mesmo comunicado, a Associação de Futebol do Algarve dá os parabéns ao Farense «pelo objetivo alcançado» da subida à I Liga.

Um regresso, 18 anos depois, que é «símbolo do esforço, da dedicação e da seriedade de toda a estrutura, e que mais não é do que o coroar de um trajeto meritório ao longo de toda a época, escrevendo mais uma página de glória na honrosa história da instituição», considera a AFA.

A Associação de Futebol também deixa «uma palavra de motivação» para o Portimonense, da I Liga, «desejando que os jogos que ainda irão disputar sejam coroados de um sucesso retumbante, para que possam continuar, como até aqui têm feito, a honrar o Algarve na mais alta competição de futebol do nosso país».

Por fim, a AFA congratula o Moncarapachense pela subida ao Campeonato de Portugal, «estando certos de que se juntarão de forma brilhante ao contingente algarvio que tanto tem feito pelo prestígio do futebol do Algarve».




Comentários

pub