Amaral quer turistas testados à Covid-19 para evitar «um descalabro»

Presidente da Câmara de Castro Marim está «muito preocupado» com vinda de turistas de países muito afetados pela Covid-19

Francisco Amaral quer que os turistas vindos de países muito atingidos pela pandemia de Covid-19 tragam com eles testes negativos recentes ou realizem um exame à chegada ao Algarve, para evitar «um descalabro».

O presidente da Câmara de Castro Marim e médico de profissão disse ao Sul Informação estar «muito preocupado» com o facto de não estarem previstas nenhumas medidas concretas de despistagem da Covid-19 para quem chegue de fora do país – como acontece, por exemplo, na Madeira -, e teme que possa haver uma nova vaga de casos na região, ainda pior que a primeira.

«O que era ideal era que quem viesse, nomeadamente de países com elevados níveis de pandemia, como o Reino Unido – temos já milhares de reservas e marcações de ingleses -, trouxesse com ele um teste negativo, feito muito recentemente», considerou o edil castro-marinense, eleito pelo PSD.

«Caso isso não acontecesse, teriam de fazer obrigatoriamente à chegada. Admito que pudesse ser feito ali no drive thru do Parque das Cidades, onde há todas as condições. Logicamente, os turistas é que pagariam esse teste», acrescentou.

Por outro lado, «devia haver zonas nos hotéis que, enquanto não se soubesse o resultado, eles estariam lá. Tudo isto teria de ser articulado e bem feito».

E se ainda houvesse dúvidas de que o Algarve será um dos destinos mais procurados, neste Verão, ainda hoje desembarcaram em Faro 140 turistas luxemburgueses, trazidos por um operador turístico que escolheu a região algarvia para retomar a sua atividade, por a considerar o destino mais seguro, neste momento.

 



 

Francisco Amaral acrescentou ao Sul Informação que tem procurado chamar a atenção para esta questão e pô-la na ordem do dia, «inclusivamente no seio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve», que junta os presidentes das 16 Câmaras da região, mas sem sucesso.

«Eu tenho alertado para esta situação, mas não tenho tido eco, feedback nenhum. Parece que não ligaram  ou que não acharam importante», afirmou.

Mas, na visão do autarca e médico algarvio, esta é uma questão da maior importância.

«Esta situação preocupa-me muito, porque estamos a falar de um potencial muito grande de vinda de pessoas infetadas, que pode tornar o Algarve um descalabro, não só pelos efeitos para a saúde, mas também para a economia, que podem ser mais graves do que os que já existem. Temos de ter muito cuidado», avisou.

Dá, mesmo, como exemplo «o que se está a passar em Lisboa. Vamos entrar na segunda fase de desconfinamento e ainda vai haver mais relaxamento. E isso preocupa-me muito».

«O controlo dos portugueses é impensável. Mas turistas estrangeiros, provenientes de países muito atingidos pela pandemia, têm de se controlar», reforçou.

O presidente da Câmara de Castro Marim diz que agora que o seu alerta «está lançado», espera «que alguém pegue nisto e que o Governo tome uma posição nesta matéria».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub