Aljezur assegura transportes gratuitos a alunos do 11º e 12º que recomeçaram as aulas

Alunos são transportados desde a porta de casa até à escola e de volta

A Câmara de Aljezur criou uma rede de transportes gratuita para garantir que os jovens do concelho que estudam no 11º e 12º ano têm acesso a aulas presenciais.

Esta «operação sem precedentes» está a decorrer desde segunda-feira, 18 de Maio, dia em que as aulas presenciais recomeçaram, e tem garantido «a deslocação diária de todos os alunos do concelho desde a sua residência até às portas dos estabelecimentos de ensino em Lagos»,  já que Aljezur não tem escola secundária, segundo a Câmara.

A medida envolve «uma média de oito deslocações diárias Odeceixe – Lagos – Odeceixe», tendo sido «desenhada em condições extraordinárias, já que os serviços do Município apenas tiveram acesso aos horários e lista de alunos a meio do dia de sexta-feira, que antecedeu o reinício das aulas».

 




 

«De imediato foram estabelecidos contactos com a EVA – operador que normalmente efetua o transporte intermunicipal destes alunos, e que se encontra atualmente em serviços mínimos -, de modo a tentar ajustar esses serviços», revelou a autarquia.

Conjugando os meios do operador, que demonstrou «flexibilidade», e os recursos municipais «foi possível desenhar uma rede, que, para além dos trajetos Odeceixe – Lagos – Odeceixe, envolve ainda um conjunto adicional de circuitos intramunicipais, para transporte dos alunos de e até às suas residências, percorrendo-se diariamente cerca de 700 quilómetros, com recurso a múltiplas viaturas».

«Em todo este processo esteve sempre em primeiro lugar o rigoroso cumprimento de todas as normas e recomendações da Direcção-Geral de Saúde, quer no que se refere à lotação, afastamento e desinfeção de viaturas, de modo a assegurar todas as medidas de higiene e segurança quer dos alunos quer dos trabalhadores municipais», concluiu a Câmara de Aljezur.

Comentários

pub