Albufeira arrenda hostel para acolher sem-abrigo do concelho

A capacidade é de 43 camas

É um «projeto inédito a nível nacional» e quer ajudar quem mais precisa. A Câmara de Albufeira arrendou um hostel, nos Brejos, por dois meses, para acolher os sem-abrigo do concelho.

A capacidade é de 43 camas, contemplando também higiene, medicação, segurança e quatro refeições diárias, ao longo de dois meses.

Já se encontram, neste hostel, 14 pessoas, prevendo-se entradas sucessivas, gradualmente. Tratou-se de um investimento de 50 mil euros.

O apoio logístico é efetuado através dos seus serviços de Proteção Civil, Ação Social e Educação. Além do alojamento, este apoio da autarquia contempla também segurança 24 horas por dia, uma viatura de apoio para exames médicos e testes à Covid-19 aos seus utentes.

Para o efeito, esta medida conta com as parcerias externas do ABC – Algarve Biomedical Center para a realização dos
testes à Covid-19, da Cruz Vermelha, que faz o transporte para a realização de exames médicos, do CASA – Centro
de Apoio ao Sem-Abrigo e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, que tem a seu cargo os serviços de lavandaria.

No dia a dia, este alojamento fica ao cuidado do CASA, o qual, no âmbito do seu objeto de ação, fornece já alojamento e refeições a pessoas sem-abrigo.

O CASA desenvolve também um trabalho que visa a reintegração na sociedade dessas pessoas, bem como apoio médico, medicamentoso, psicológico e jurídico. Está sediado em instalações cedidas pelo Município na Quinta da Palmeira, um aglomerado habitacional que contempla igualmente diversos serviços públicos e associativos, no centro da cidade.

«Este projeto é inédito no país, na medida em que visa edificar um projeto de vida para a reabilitação futura dos seus utentes», refere José Carlos Rolo, satisfeito por ter encontrado esta solução para um problema «que há muito me vinha a preocupar».

Esta medida significa um investimento de 50 mil euros da autarquia e «traduz não só a nossa preocupação para com
todos os cidadãos que se encontram sem casa, como também com a saúde pública», diz o autarca.

No futuro, Albufeira quer também «apostar numa reinserção social destas pessoas para que possam vir a ter um futuro com todas as condições de dignidade e esperança».

 




 

Comentários

pub