Aguaceiros, trovoada e temporal na costa oeste na previsão da meteorologia

Quarta-feira será o dia com mais chuva e trovoada

Acumulado total de precipitação previsto de hoje até sexta-feira

Aguaceiros por vezes fortes e podendo ser acompanhados de alguma trovoada, granizo e rajadas associadas às células mais intensas, sobretudo no Litoral Centro, sendo mais fracos no Sul, numa situação que, durante o final da manhã e tarde, poderá estender-se também ao Norte. Esta é a previsão do estado do tempo para esta segunda-feira, dia 11 de Maio, segundo o site Meteofontes.

A situação é causada pela aproximação de uma primeira depressão, que hoje à noite estará encostada à costa Ocidental do Continente. «Essa depressão depois será absorvida por uma outra depressão também ativa, que se localizará a Oeste do Continente na quarta-feira, aproximando-se ainda mais na quinta e na sexta-feira, altura em que se irá dissipar/afastar para Este e Sudeste».

Em resultado disto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera já colocou toda a costa ocidental, nomeadamente a dos distritos de Beja e de Faro, sob aviso amarelo, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste com 4 a 4,5 metros.

Mas o tempo irá ficar mais chuvoso sobretudo na quarta-feira, dia 13, para quando estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros moderados a fortes, principalmente no Centro e Sul, podendo ser acompanhados de trovoada em alguns locais e eventual queda de granizo e rajadas mais fortes.

Quinta-feira, segundo o site Meteofontes, será «novamente um dia marcado por períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, com possibilidade de trovada em alguns locais. Na sexta-feira, os aguaceiros irão diminuir de intensidade e frequência a partir da tarde. Para sábado, prevê-se «um dia sem muitas nuvens e sem chuva, à partida».

Comentários

pub