ABC já fez 14 mil testes em lares e creches no Algarve e no Alentejo

Ministra Ana Mendes Godinho elogia «trabalho extraordinário do ABC»

O Algarve Biomedical Center (ABC) já fez, até ontem, 14 mil testes a funcionários e utentes de lares, bem como a funcionários de creches, na região algarvia, no Baixo Alentejo e no Alentejo Litoral, anunciou hoje Nuno Marques, diretor do ABC.

Este responsável falava durante a visita que Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, fez, esta tarde, ao Centro Infantil Quinta dos Pardais, em Albufeira, propriedade da Santa Casa da Misericórdia local, uma das creches que vai abrir no próximo dia 18.

Nuno Marques acrescentou que, nos lares de idosos do Algarve e em todas as estruturas a eles associadas, foram feitos até agora 8152 testes. «Fizemos, portanto, muitos mais que os 6000 que inicialmente tínhamos previsto fazer».

Nas 105 instituições testadas (utentes e funcionários), «apenas tivemos um caso de um lar positivo [o da Misericórdia de Boliqueime], mas que atempadamente se identificou, o que permitiu o seu isolamento adequado».

Todos os outros testes nas restantes instituições algarvias para idosos deram negativo. «Nunca gostei tanto do termo “negativo”», confessou o diretor do ABC.

No Algarve, apenas falta rastrear funcionários de «alguns serviços de apoio domiciliário, é mesmo a única coisa que falta. É que, entretanto, tivemos de avançar com a creches», explicou Margarida Flores, diretora do Centro Regional de Segurança Social, também presente.

No Baixo Alentejo, já foram feitos 1451 testes, em 17 instituições dedicadas aos idosos. «Estamos a continuar a trabalhar. Vamos ajustando os planos com os contactos diários que fazemos com essas estruturas», explicou o responsável pelo ABC.

Quanto ao Alentejo Litoral, os testes em lares vão começar a 15 de Maio. Nuno Marques salientou que, nesta região, «não há, para já, situações de risco identificadas». Se houvesse, já teria avançado o rastreio.

 

Patrícia Seromenho, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, com a ministra e a diretora regional da Segurança Social na assistência

 

No que diz respeito às creches, setor onde há «um número muito maior de instituições», parte das quais irá já abrir na próxima segunda-feira, dia 18, o diretor do ABC sublinhou que foi preciso fazer «um planeamento enorme, para conseguirmos, no espaço de semana e meia, dar resposta a tudo», novamente no Algarve, Baixo Alentejo e seu Litoral.

«Até hoje, já temos dois terços dos testes efetivados, só ontem foram feitos 599 testes no Algarve», revelou. Ao todo, serão rastreados todos os funcionários de 129 creches do Algarve, de modo a «reduzir ao máximo o risco de contágio», quando estas abrirem.

Ao contrário do que aconteceu com as instituições para idosos, onde era a equipa do ABC que se deslocava a cada um deles, no caso dos testes aos trabalhadores das creches que vão abrir no dia 18, são eles que vão aos centros drive-thru instalados junto ao Estádio Algarve e no Portimão Arena.

«Num dia, temos a capacidade para colher 500 amostras», nessas duas estruturas, acrescentou.

Nuno Marques sublinhou que o trabalho do ABC, em parceria com as autarquias, as instituições e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tem «sempre a preocupação de estar um passo à frente de possíveis complicações. Vamos continuar a ganhar esta batalha [contra a Covid-19] estando um passo à frente».

A ministra Ana Mendes Godinho elogiou o «trabalho extraordinário do ABC», salientando que o seu pioneirismo nos rastreios em lares acabou por ser uma boa prática que já está a ser replicada em todo o país.

A governante, partindo do exemplo do Algarve Biomedical Center (ABC), um consórcio que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, chamou a atenção para a «reinvenção do mundo académico», que, «face ao problema dos lares, saiu dos laboratórios e foi para o terreno». E que, depois, foi capaz de «partilhar o know-how entre todos».

No país, acrescentou, «já foram testadas 65 mil pessoas em lares, num mês e meio».

Agora, «face à indefinição que se vive neste momento, quando vamos ter vacina?, quando vamos ter soluções?, é preciso reabrir de forma cautelosa, para voltarmos a ter atividade económica, que é crucial para o país».

A reabertura das creches é um passo para essa retoma, daí o programa que, em todo o país, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em parceria com várias universidades, lançou para testar os funcionários. Até agora, revelou a ministra, e em pouco mais de uma semana, já há «10 mil testes feitos a trabalhadores de creches de todo o país».

Voltando ao trabalho, que até foi pioneiro a nível nacional, que o Algarve Biomedical Center tem estado a desenvolver, Ana Mendes Godinho fez questão de frisar que «honra todo o Algarve o que o ABC está a fazer».

A deslocação da ministra a Albufeira serviu para conhecer as adaptações que a creche do Centro Infantil Quinta dos Pardais está a fazer, para poder reabrir as suas portas na próxima segunda-feira, dia 18.

Mas foi ainda aproveitada para assinar uma adenda ao protocolo entre o Ministério de Ana Mendes Godinho e o ABC, que inicialmente apenas previa o rastreio nos lares de idosos, mas que agora engloba os testes nas creches do Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub