1º Campeonato de Escrita Criativa Poeta António Aleixo tem inscrições abertas

A cerimónia de entrega dos prémios será a 18 de Fevereiro de 2021, data de nascimento de António Aleixo

O 1º Campeonato de Escrita Criativa Poeta António Aleixo tem inscrições abertas até 12 de Junho. 

«Os tempos que vivemos podem servir de estímulo à criação literária e ao surgimento de novos talentos». Por isso, a Fundação António Aleixo diz que apadrinhou a criação deste campeonato «que pretende tornar-se uma referência nacional».

O 1º Campeonato «é um percurso de obstáculos literários, promotor da robustez imaginativa dos participantes. Ao longo de 10 etapas, cada uma tendo por mote uma quadra do grande poeta popular algarvio, pretende-se dar aos concorrentes para a construção de uma narrativa transformadora e relevante».

As regras de participação podem ser consultadas no regulamento disponível aqui. Serão premiados os 3 primeiros classificados com a publicação de uma coletânea com as suas histórias.

O 1º classificado receberá ainda um prémio de 1000 euros.

De resto, a iniciativa vai decorrer online (aqui) e está aberta a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa, com mais de 18 anos, que estejam, ou não, em território nacional A inscrição para todo o campeonato custa 20 euros.

As inscrições iniciaram no dia 25 de Maio, dia do 25º aniversário da Fundação António Aleixo e terminam a 12 de Junho.

O primeiro desafio será lançado a 15 de Junho. O anúncio dos vencedores será a 14 de Setembro.

A cerimónia de entrega dos prémios será a 18 de Fevereiro de 2021, data de nascimento de António Aleixo.

Este campeonato de escrita criativa resulta de um desafio lançado por dois algarvios: Analita Alves dos Santos, dinamizadora do Clube de Escrita Criativa para Jovens da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, e David Roque, dinamizador do Clube de Escrita Criativa da Biblioteca Municipal de Lagoa.

A Fundação António Aleixo, criada a 25 de Maio de 1995 é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, com objetivos de carácter social, cultural, artístico e científico.

A Fundação assume o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do concelho de Loulé mediante uma série de atividades, destacando-se os projetos de ação social destinados à infância, juventude e terceira idade, as iniciativas de carácter cultural, as atividades editoriais, formativas e de animação e a concessão de bolsas de estudo a estudantes economicamente carenciados.



Comentários

pub