Voluntários lançam plataforma com informação científica para médicos sobre a Covid-19

Esta plataforma aberta irá ainda permitir, brevemente, a subscrição para alertas sobre atualizações

Um grupo de voluntários, liderado por Alexandre Teixeira, finalista do curso de Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de lançar a plataforma ICAM – Informação Científica de Apoio aos Médicos. O objetivo é disponibilizar, de uma forma mais acessível e organizada, a informação científica mais relevante e atualizada sobre a CoVID-19, para apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas adequadas.

“Com esta plataforma os médicos passam a ter um acesso rápido à informação”, explica Alexandre Teixeira. A terminar o curso de Medicina na UAlg, Alexandre é também doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Oxford.

Questionado sobre o que motivou esta colaboração, explica: “partiu de um repto lançado pela diretora do curso de Medicina da UAlg, Isabel Palmeirim, ao verificar-se a necessidade sentida pelos médicos, incluindo os do Algarve, de se manterem informados de forma cientificamente rigorosa, atual e constante sobre o agente patogénico SARS-CoV-2 e a doença por si provocada, Covid-19”.

Esta plataforma assenta num algoritmo desenvolvido por uma equipa de voluntários, composta por empresas como a Algardata, e a task force voluntária Tech4Covid que, de forma automatizada, atualiza diariamente uma base de dados com todas as novas publicações científicas indexadas nos três principais repositórios para a área biomédica: PubMed, BioRxiv e MedRxiv.

Uma equipa de revisores, onde se incluem médicos, investigadores e estudantes de Medicina, efetua a revisão sistemática das novas publicações, identifica os artigos mais relevantes e cria uma sinopse em português para publicação direta no website associado, ficando toda a informação agregada por área de relevância clínica, para facilitar a sua consulta.

Mas “a plataforma não emite opiniões, o nosso intuito é só apresentar os artigos ligados à Covid-19 que achamos relevantes”, realça Alexandre Teixeira.

A título de exemplo explica que, nos artigos já disponíveis, é possível encontrar um que responde à seguinte questão: “todos os profissionais de saúde devem usar máscara?”

Contudo, a “discussão/conclusão” nunca será uma opinião dos autores/revisores da plataforma, a resposta será sempre dada tendo em conta as evidências científicas contidas no(s) artigo(s) em revisão, ficando ao critério do médico, ler ou não o artigo original para uma decisão de forma de atuação.

Esta plataforma aberta irá ainda permitir, brevemente, a subscrição para alertas sobre atualizações dentro das áreas específicas de interesse. Cada sinopse tem um link de acesso aos artigos originais revistos.

O projeto ICAM-COVID19 nasceu da colaboração voluntária entre estudantes de Medicina, internos de formação geral e médicos especialistas do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e do ABC- Algarve Biomedical Center, investigadores do Biosystems & Integrative Sciences Institute (BioISI) – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com as empresas Algardata, Senso Comum, e a task force voluntária Tech4Covid.

Comentários

pub