Vila do Bispo luta contra maus tratos na infância com laços azuis à janela

Comunidade vila-bispense está a ser desafiada pela CPCJ local a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

A população de Vila do Bispo está a ser desafiada para colocar amanhã, dia 30, um laço azul à janela, o símbolo da luta contra os maus tratos na infância.

O apelo é feito pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens deste concelho, que organiza esta iniciativa no âmbito da campanha “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, que está a decorrer em Abril.

«Este ano, tendo em conta o contexto particular em que a pandemia do Covid-19 nos colocou, a CPCJ de Vila de Bispo lançou um desafio online, a todos os interessados, para a partilha de desenhos originais sobre o tema da campanha de 2020. Assim, ao longo do mês de Abril a comissão recebeu vários desenhos que publicou na sua página de Facebook», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

 

 

Foram também elaborados laços azuis e faixas alusivas a esta campanha pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo. Neste caso, os trabalhos podem ser vistos no posto da GNR de Vila do Bispo e na Escola Básica do 1º Ciclo de Vila do Bispo.

«Para além destas iniciativas, destaca-se ainda a realização de um vídeo que pretende consciencializar para a importância da prevenção dos maus tratos infantis e para a promoção dos direitos da criança», acrescentou a autarquia.

 

 

O laço azul (Blue Ribbon) é o símbolo máximo desta campanha, que se iniciou em 1989, na Virgínia, nos Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro «para fazer com que as pessoas se questionassem».

«A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos», descreveu a Câmaar de Vila do Bispo.

Apesar das atuais circunstâncias, a CPCJ mantém a sua atividade de promoção dos direitos e proteção das crianças e encontra-se disponível através do contacto telefónico 910796306 e do e-mail [email protected].

 




Comentários

pub