Vicentina abre avisos para apoios aos produtores agrícolas do Barlavento

Medidas foram adaptadas à nova realidade

As candidaturas a medidas de apoio aos produtores do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 Leader estão abertas até ao dia 1 de Junho, anunciou a associação Vicentina, entidade gestora do GAL ADERE 2020.

A Vicentina, cujo Grupo de Ação Local tem uma área de intervenção que abrange os concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Silves e Portimão, abriu avisos para cinco medidas, nomeadamente: “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola”; “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”; “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola”; “Cadeias Curtas”; e “Mercados Locais”.

Mais informações sobre as diferentes medidas e sobre o que é necessário para fazer as candidaturas podem ser encontradas no site do GAL ADERE 2020.

A abertura deste novo período de candidaturas acontece no seguimento da saída do relatório de execução anual da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL ADERE 2020, referente ao ano de 2019.

Este documento permitiu constatar «que as medidas que contaram com maior adesão por parte dos beneficiários, no ano de 2019, foram os Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas e as Cadeias Curtas, mais concretamente as deslocações ao mercado. Atentando a que uma das medidas com maior adesão fosse a de Cadeias curtas, efetuaram-se alterações que visam corresponder a alguns dos constrangimentos vividos pelos produtores em tempos de pandemia», segundo a Vicentina.

«Ora, foi previsto a utilização dos apoios para além das deslocações aos mercados, mas também para “entregas em pontos específicos e aquisições de serviços associados”», disse a associação

Além desta alteração, que se prende diretamente com a atividade dos agricultores, «foi ainda prevista outra, para as autarquias e associações ou parcerias, que se pretendam candidatar e obter financiamento para “Adaptação e apetrechamento de infraestruturas existentes para pontos específicos de entregas de cabazes e produtos agrícolas”».

«Numa época onde a atividade agrícola viu a sua forma de sustentabilidade afetada pela interdição da venda em locais públicos, é importantíssimo reforçar que existem medidas que visam mitigar e apoiar os agricultores para que continuem as suas produções e investimentos nas regiões algarvias», concluiu a Vicentina.

Comentários

pub