UAlg participa em projeto que vai usar tecnologia para aproximar o património das pessoas

«Espera-se que os resultados venham a gerar efeitos na dimensão das novas tecnologias e inovação como a criação de patentes, pela criação de itinerários e conteúdos virtuais»

A Universidade do Algarve (UAlg) faz parte de um projeto que quer melhorar, através da realidade aumentada, as visitas ao Património Cultural da Humanidade, reconhecido pela UNESCO, no Mediterrâneo. 

Este projeto chama-se “iHERITAGE ICT Mediterranean platform for UNESCO cultural heritage”.

«O objetivo da candidatura insere-se no desenvolvimento de tecnologias de realidade aumentada, realidade virtual e aplicações móveis que possibilitem a melhoria da experiência de visita ao patrimonial cultural reconhecido pela UNESCO», explica a UAlg.

Liderada pelo parceiro italiano Regione Siciliana – Assessorato del Turismo, dello Sport e dello Spettacolo, no caso do Algarve, as ações serão desenvolvidas através da UAlg e terão como elemento patrimonial a Dieta Mediterrânica.

Esta candidatura pretende, assim, melhorar e divulgar as novas tecnologias nas visitas culturais em áreas do Mediterrâneo, tendo por base os lugares Património da Humanidade.

«Procura-se, assim, melhorar a experiência de visita aos lugares culturais, quer para os visitantes em geral, quer para investigadores e cientistas, com base em tecnologia imersiva e de realidade aumentada, numa proposta que une em torno do património países como Itália, Jordânia, Líbano, Egito, Espanha e Portugal», acrescenta a UAlg.

O i-Heritage é uma candidatura ao programa “Eni Cbc Mediterranean Sea Basin Programme 2014-2020” para propostas estratégicas na área da inovação e transferência de conhecimento, no eixo prioritário: A.2.1. Support technological transfer and commercialisation of research results.

«Espera-se que os resultados venham a gerar efeitos na dimensão das novas tecnologias e inovação como a criação de patentes, pela criação de itinerários e conteúdos virtuais», diz a UAlg.

O valor total do financiamento europeu aprovado para o projeto é de cerca de 3,5 milhões de euros. Concorreram a esta chamada 198 projetos, mas apenas 22 vão ter financiamento europeu. A Universidade do Algarve é assim parceira de um dos dois projetos aprovados que envolvem Portugal.

A equipa da UAlg integra investigadores de três centros de investigação. Liderada por Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo (ESGHT) e investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), conta ainda com Mauro Figueiredo, docente do Instituto Superior de Engenharia (ISE) e investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), Mirian Tavares, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) e investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e Bruno Silva, docente da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) e também investigador do CIAC.

A Região de Turismo do Algarve é um parceiro associado.

Comentários

pub