Testes nos lares de Marmelete e Ameixial deram todos negativo

25% dos lares dos algarvios já foram testados

Foto: Marmelete

Os testes de despiste à Covid-19 feitos nos lares de Marmelete (Monchique) e do Ameixial (Loulé) deram todos negativos, acabam de anunciar os autarcas Rui André e Vítor Aleixo.

No concelho de Monchique, este é o segundo lar em que os resultados são todos negativos, o que se verificou também na Santa Casa da Misericórdia de Monchique.

Numa publicação no Facebook, Rui André, presidente da Câmara, disse que, apesar destas duas boas notícias, não «podemos levantar o pé, mas antes continuar com as boas práticas e tudo fazer para evitar a propagação deste vírus».

Monchique tem um caso confirmado de Covid-19, de uma funcionária do Centro de Dia de Alferce. Os colegas, familiares e outros contactos diretos da funcionária já foram testados e tiveram resultado negativo.

Passando para Loulé, além dos resultados negativos no Ameixial, também foi testado o lar da Associação Social e Cultural de Almancil (ASCA).

Aí houve três «testes inconclusivos, mas que, em princípio, virão a ser negativos», disse Vítor Aleixo, num post de Facebook.

«Todos os outros (idosos e trabalhadores) testaram negativo», acrescentou. Estes testes foram feitos no domingo de Páscoa «pelos jovens médicos do Algarve Biomedical Center (ABC)», a quem o autarca agradece o trabalho realizado.

«Quero também agradecer muito às direções destes lares e aos seus funcionários e pedir-lhes que sejam muito cuidadosos. Não facilitem. Se precisarem de formação como utilizar máscaras e fatos e outros cuidados, nós ajudamos», garantiu, também, Vítor Aleixo.

Estes testes, em Loulé e Monchique, foram feitos no âmbito da iniciativa Covid+70 que está a ser levada a cabo pelo ABC em todos os lares do Algarve, sendo que 25% já foram testados.

Até ao momento, houve casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime (21 utentes e a diretora), bem como em funcionários de um lar de VRSA. A estes junta-se o caso da funcionária do Centro de Dia de Alferce.

Comentários

pub